Toyota confirma e detalha o plano de investimentos de R$ 11 bi no Brasil

O investimento da montadora visa expandir sua capacidade produtiva, introduzir tecnologia híbrida flex e criar milhares de empregos na cadeia produtiva automotiva.

A Toyota, uma das principais montadoras do mundo, anunciou oficialmente nesta terça-feira (5) um investimento recorde de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030, um aporte histórico nos 66 anos de presença no país. O plano abrangente visa impulsionar a eletrificação, aumentar a capacidade de produção e gerar empregos na cadeia produtiva automotiva. O investimento já havia sido revelado no domingo por Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, através de uma rede social.

Este investimento maciço permitirá à Toyota ampliar sua capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com tecnologia híbrida flex pioneira da marca. 

Parte significativa dos investimentos já está confirmada até 2026, incluindo a produção de novos veículos compactos híbridos flex e a expansão do parque fabril da empresa em Sorocaba (SP). Estas iniciativas prometem manter 100% dos empregos existentes e criar 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba, com previsão de 2 mil novos empregos diretos até 2030, além de empregos indiretos na cadeia produtiva.

Para efetivar essa significativa expansão da capacidade produtiva, será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026.

“Nossos investimentos vão promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.


Continua depois da publicidade


No caso da Toyota do Brasil, o processo de aumento da localização será iniciado com a montagem do motor do sistema híbrido em 2025, na planta de Porto Feliz (SP). Como próximo passo, a montagem de baterias será realizada na fábrica de Sorocaba a partir de 2026, para equipar os veículos híbridos já produzidos localmente. Isso resultará no aumento do valor agregado e do conteúdo local.

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, enfatizou que esses investimentos não só impulsionarão a economia brasileira, mas também contribuirão para o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina.