Setor de frotas e logística ganha novas perspectivas com inteligência artificial

Pesquisa mostra que adoção de novas tecnologias para a logística de cargas já está nos planos das empresas

Pesquisa da companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados Trimble revelou o ranking das 10 principais tecnologias embarcadas em veículos de logística e mais 10 plataformas mais utilizadas para gestão de frotas

Rastreamento e telemetria (que já são utilizadas em 70% das operações estudadas) e gestão de combustível são os mais impactantes em resultados diretos, enquanto torre de controle, ferramentas de BI e acompanhamento de jornadas também se destacam. Na conclusão com foco na análise e uso de dados, mais de 41% dos entrevistados consideram soluções em tecnologia e inteligência artificial o grande diferencial competitivo para trabalhar estas e outras ferramentas.

O levantamento é ponto de partida da Trimble para trazer soluções com base nas necessidades reais de clientes e de todo o setor.  

Tecnologia para gestão de transportes

O estudo revelou ainda que o setor deve esperar de desafios no ano de 2024, elencando três principais pontos de atenção: custo de combustível (que se destaca com 53%), seguido de mão de obra qualificada e soluções tecnológicas. E suas rotinas foram eleitas como principais medidores de resultados em gestão, que têm como foco a disponibilidade de frotas, segurança - mais especificamente prevenção de acidentes - e o planejamento e acompanhamento das entregas. Atualmente, 20% dos participantes do estudo revelaram que há partes de suas equipes já dedicadas para avaliar a adoção de novas tecnologias.
 
Para chegar lá, 74,8% dos profissionais do setor pretendem investir em tecnologia para gestão de transportes ainda este ano, sendo que 39,41% do total já tem um orçamento previsto para isso. Para detalhar no que exatamente querem investir, as respostas mapearam recursos, tecnologias e pessoas, que são tangíveis pela renovação e aumento da frota (61%), tecnologias e softwares (57,6%) e treinamentos e capacitação de motoristas (54,1%). E para as ferramentas principais, a listagem conta com gestão de combustível, telemetria e torre de controle.
 
Entre os três maiores segmentos respondentes que utilizam serviços de transporte e logística, Agronegócios domina com 17%, enquanto Alimentos e bebidas ficam em segundo, com 15%. Empresas de transporte e serviços de logística aparecem em terceiro, com 14%.

Transporte rodoviário no topo

Entre todos os entrevistados, 96,9% utilizam apenas transporte rodoviário para mover produtos e matérias primas e dependem de boas condições e estrutura para isso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Sudeste é a mais rica do país, concentrando 55,4% do PIB nacional, o que reflete no fato de os respondentes do Sudeste liderarem o setor de transportes em tamanho e atuação, com 63% da produção anual, sendo 41% dela somente no estado de São Paulo.
 
Do perfil dos respondentes, 42,9% trabalham diretamente na área de frota e transporte (31,4%) e logística e supply chain (10,7%), enquanto 16,1% respondem pelo setor administrativo. Entre os principais cargos, 23,4% são supervisores ou coordenadores, 21%% gerentes e 18,1% são analistas. A faixa dos baby boomers saiu de 7,9% em 2022 para 3,7% no último ano, e a análise mostrou que o mercado ampliou oportunidades para o percentual das demais gerações - X, Y e Z.
 
"A tecnologia para uso na gestão de frotas e logística foi percebida como o grande diferencial competitivo no mercado de transportes. Nossa missão com a pesquisa foi entender melhor as necessidades do setor e atendê-las da melhor maneira para cumprir as exigências atuais e propor inovações realmente efetivas no dia a dia. A inteligência artificial é capaz de reduzir custos, zerar o número de acidentes, e dar condições de tomadas de decisões práticas e eficientes", destaca Rony Neri Diretor LATAM da Trimble Transportation.
  
A quarta edição do levantamento, realizado entre outubro e dezembro de 2023, ouviu 350 profissionais da área de transportes e logística.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos