Whirlpool investirá R$ 350 mi em modernização do parque industrial em Joinville

Multinacional deve expandir e modernizar o atual parque industrial, mantendo os mais de 6 mil empregos diretos e criando outras 200 vagas nos próximos três anos

Com o apoio do Governo de Santa Catarina, a Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, deve investir R$ 350 milhões na expansão e modernização do parque industrial, em Joinville. Em ato assinado nas últimas semanas de 2023, durante visita do governador Jorginho Mello e do secretário Cleverson Siewert (Fazenda) ao Norte do Estado, houve a prorrogação dos incentivos fiscais concedidos à multinacional pelos próximos três anos. A medida viabiliza a manutenção dos atuais 6 mil empregos diretos e a criação de outras 200 vagas na unidade joinvilense. Participaram da solenidade os secretários Edgard Usuy (Planejamento) e Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço).

Para o governador Jorginho Mello, é importante que o Estado fomente as atividades econômicas e o desenvolvimento industrial de forma sustentável, priorizando a geração de emprego e renda para os catarinenses. “Quero falar da minha alegria em estar aqui, porque realmente acredito neste tipo de parceria, que é tudo o que a gente deseja para gerar novos empregos. Sempre defendi quem trabalha e produz, por isso somos um Estado que investe e apoia o setor produtivo. Estamos realizando uma gestão responsável, fazendo todas as lições de casa e vocês podem contar com a estrutura do Governo do Estado”, disse o governador.

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert ressaltou o trabalho estratégico que vem sendo realizado pelo Governo de Santa Catarina para garantir a competitividade das empresas, incentivar setores econômicos e promover a atratividade para os negócios. O objetivo, na prática, é que Santa Catarina se destaque cada vez mais no cenário industrial no País. “Um dos pilares da gestão do governador Jorginho Mello é ir ao encontro da sociedade civil organizada e do setor produtivo. A Whirlpool está expandindo seus negócios e o Governo do Estado está presente apoiando esse processo. Ao conceder incentivos fiscais com responsabilidade para quem produz e gera empregos em Santa Catarina, fortalecemos nossas indústrias e projetamos um efeito muito positivo na arrecadação”, disse o secretário.


Continua depois da publicidade


“Sem dúvida é um momento importante não só para a Unidade em Santa Catarina, mas para todo o Brasil. Gostaria de destacar a importância dessa parceria entre o Governo do Estado e a Whirlpool, onde daremos continuidade ao desenvolvimento produtivo da empresa, investindo cada vez mais em inovação, focando nas necessidades dos consumidores e em soluções que facilitem a vida dos brasileiros em casa, com impactos não apenas econômicos, mas também sociais”, destacou o diretor de Relações Institucionais, Comércio e Antitruste para América Latina, Eduardo Vasconcelos. A Unidade da Whirlpool em Joinville tem 73 anos e é a maior planta no Brasil. Segundo Vasconcelos, a Companhia tem raízes profundas na região, sendo muito engajados em ações sociais e de sustentabilidade, ativos na busca de um ambiente saudável para a sociedade. 

Após a assinatura do documento, o governador Jorginho Mello e convidados conheceram as instalações do complexo industrial. O grupo foi conduzido pelo gerente-geral da Whirlpool no Brasil e vice-presidente para América Latina, Gustavo Ambar, e pelo diretor de Relações Institucionais, Eduardo Vasconcelos. O evento contou com a presença de parte da direção da empresa e colaboradores, além de secretários estaduais, deputados e autoridades locais.