Ônibus elétrico da Marcopolo será produzido no ES com investimento de R$ 50 mi

A empresa vai produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico

A Marcopolo, empresa especializada na fabricação de carrocerias de ônibus e soluções de mobilidade, investirá R$ 50 milhões na produção de ônibus elétricos em São Mateus (ES), de acordo com o governo do estado.

O Attivi Integral, primeiro ônibus 100% elétrico da companhia com carroceria e chassi próprios, será fabricado na cidade, o que aumentará em até 20% o número de funcionários da empresa, atualmente com 2.000 colaboradores no local. Com capacidade para 80 passageiros e autonomia de até 280 quilômetros, a produção do Attivi Integral elevará a capacidade diária de produção da Marcopolo de 16 para 26 veículos por dia.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a aquisição de 50 novos veículos elétricos, alinhando-se aos objetivos de neutralidade de emissões até 2050. A empresa também ressaltou seu compromisso global com a sustentabilidade, destacando cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos já em circulação em vários países, incluindo o Brasil.

“O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, pontuou o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.

A instalação da nova linha de produção reforça o compromisso da companhia com a descarbonização dos sistemas de transportes de passageiros, que investe ativamente no desenvolvimento de produtos e de componentes para a produção de veículos mais sustentáveis. No final deste ano, a Marcopolo chega ao número de 130 unidades produzidas do Attivi Integral, com demonstrações do veículo em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).