Tecnologia inovadora da Tupy ganha prêmio internacional

Tecnologia desenvolvida pela catarinense viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio

A Tupy, multinacional brasileira, foi reconhecida pela instituição norte americana American Foundry Society, pelo seu artigo científico “Motores pequenos para veículos de passageiros: ferro fundido com o mesmo peso do alumínio”, para receber o Prêmio Howard F. Taylor de 2024.

O destaque do artigo é a tecnologia inovadora conhecida como “Ultra Light Iron Technology”, que é a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, que viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio.  

A tecnologia já foi aplicada no protótipo Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, bem como aplicações híbridas. Essa iniciativa foi executada em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI).  

A fase de desenvolvimento do projeto foi concluída e a patente depositada em 2022. Entre as vantagens apresentadas pela nova tecnologia, na comparação com alumínio, estão: mesmo peso; redução de ruído e vibração; redução de até 50% na emissão do CO2 na produção e a diminuição em 25% de custo. 

Além do reconhecimento internacional, a tecnologia também foi premiada pela Fapesc neste ano. Um prêmio que destaca os esforços das empresas catarinenses na gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no estado de Santa Catarina.