SAIC Motor investe para abrir sua primeira fábrica na América Latina, em MG

Empresa procurou o Governo de Minas Gerais após acordo fechado com a também chinesa XCMG

A SAIC Motor vai abrir sua primeira fábrica na América Latina e a unidade será instalada em Minas Gerais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo Governo de Minas, dias após a divulgação da construção da nova fábrica da XCMG, fabricante de máquinas e veículos pesados que tem a SAIC como uma das suas principais fornecedoras de motores e peças. 

O investimento da empresa não estava previsto durante o início da missão do governo mineiro à China e foi confirmado após a oficialização da expansão da fábrica da XCMG, que anunciou investimento de R$ 270 milhões e a criação de 465 empregos. 

“A vinda da SAIC para Minas é mais uma demonstração da confiança dos investidores de escolherem o estado para ampliarem seus negócios. Quando atraímos uma grande empresa - e ela tem sucesso a ponto de aumentar sua presença, como é o caso da XCMG -, outras companhias ficam confiantes de que investir em Minas é uma grande oportunidade. Esse anúncio inesperado é um grande sinal de que o estado está em um ciclo virtuoso”, afirmou o governador Romeu Zema. 

Embora a SAIC seja a maior das quatro grandes fabricantes de veículos estatais da China, até o momento a companhia não tinha instalações na América do Sul. A unidade em Minas será a primeira do continente.

Meados de 2024

Os valores de investimento ainda serão definidos, mas as obras de instalação da fábrica estão previstas para meados de 2024, de acordo com o Governo de Minas.

“Vendo o resultado que a XCMG alcançou nos últimos anos, buscamos reuniões com o Governo de Minas e entendemos que o Estado tem alta eficiência e sempre com disposição para apoiar as empresas que querem investir em MG. Tenho uma grande confiança de que o investimento da Saic Motor no Brasil vai ser um sucesso, assim como a XCMG tem sido. Hoje, com muita honra, posso informar que a decisão já foi tomada: a Saic Motor vai criar uma fábrica de motores em Pouso Alegre”, afirmou  Xu Qiuhua, um dos diretores da companhia.