Pesquisa cria modelo de turbina eólica portátil em 3D

MADE, negócio especializado em métodos de impressão 3D, usou biopolímeros no desenvolvimento das turbinas

Com o objetivo de destacar o potencial da impressão 3D e colaborar com um futuro mais sustentável com relação aos materiais utilizados na fabricação de turbinas eólicas, a Multi-property Additive-manufacturing Design Experiments (MADE), negócio especializado em métodos de impressão 3D, passou a investir na manufatura aditiva para reinventar a maneira como esses materiais são desenvolvidos. Seu projeto mais recente, PowerPotPlant, melhora a sustentabilidade dos materiais das trubinas e integra a energia renovável no dia a dia.

Em entrevista concedida ao 3D Print.com, Ross Stevens, fundador da MADE, explicou: “Os princípios por trás das turbinas eólicas são bem compreendidos há anos. O que está mudando é a pesquisa e desenvolvimento em motores e baterias de carros elétricos. Combinados com a impressão 3D em grande escala, eles tornam a geração e o armazenamento doméstico de energia econômica e ecologicamente viáveis ​​– e isso será ainda mais viável em alguns anos, quando os sistemas de propulsão dos carros atuais forem reciclados”.

Em 2011, Stevens demonstrou sua habilidade inovadora ao transformar um antigo cano principal municipal em um moinho de vento estilo rotor Savonius. No entanto, o dispositivo revelou-se demasiado grande e perigoso para uso residencial. O advento das impressoras 3D baseadas em polímeros proporcionou um novo caminho para a exploração, e Stevens desafiou os seus alunos a criar uma máquina para reciclar objetos impressos – o “Recyclebot”.

Redução do impacto ambiental

Avançando até o presente, a pesquisa de Stevens culminou em uma turbina eólica feita inteiramente de filamento reciclado. Batizada de PowerPotPlant, esta turbina é leve, portátil e utiliza polímeros recicláveis. Pode ser transportada manualmente para qualquer local, reduzindo significativamente o impacto ambiental em comparação com as turbinas eólicas tradicionais. Baseado no princípio do rotor Savonius, o design também permite a adaptação a contextos ambientais específicos e preferências pessoais.


Continua depois da publicidade


“Se vamos começar a fabricar objetos muito maiores com impressoras 3D, devemos primeiro descobrir como iremos desfazê-los no final da sua vida útil. É aí que os biopolímeros recicláveis ​​têm uma enorme vantagem sobre o concreto”, destacou Stevens. “De todos os processos de impressão 3D, o FDM tem uma vantagem única de tamanho maior e fácil reciclagem, mas isso requer uma mudança do filamento para o material à base de pellets.”

De acordo com a publicação, a turbina é leve o suficiente para ser movida manualmente para qualquer local. Para o projeto, Stevens utilizou um biopolímero (PLA), que é colhido diretamente das plantas, e seu design garante cuidadosamente que os materiais sejam mantidos separados para que a turbina possa ser facilmente desmontada e reciclada para uso futuro.

O PowerPotPlant oferece a vantagem adicional de integração com baterias usadas de carros elétricos e reaproveitá-las para armazenamento de energia. Esta aplicação prolonga a vida útil das baterias e reduz ainda mais a dependência de redes elétricas geradas por combustíveis fósseis.