Goiás avança em tratativa para receber planta chinesa de máquinas agrícolas

O governo de Goiás está em tratativas avançadas com a Weichai Power, fabricante de motores, máquinas agrícolas e de embarcações

O governo de Goiás está em tratativas avançadas para que a Weichai Power, fabricante de motores, máquinas agrícolas, de construção e de embarcações, inicie suas operações na cidade de Itumbiara, no Sul do estado. A empresa faz parte do grupo Shandong Heavy Industry, um dos maiores do país asiático.

Uma comitiva presidida pelo governador Ronaldo Caiado esteve na China para dar andamento ao acordo. Além da Weichai Power, a missão garantiu que a Chint Power, fornecedora de sistemas de energia limpa, também inicie operações em Itumbiara.

Weichai Power

Listada como a 18ª maior companhia de origem chinesa, a Weichai possui segmentos de produção de maquinário, motores para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e logística. Atualmente, fatura por ano cerca de US$ 52 bilhões, possui 100 mil funcionários e está instalada na província de Shandong.

A multinacional é proprietária das marcas italianas Ferretti (de iates) e Lovol (de máquinas de construção e de equipamentos agrícolas). Os executivos da gigante chinesa esperam ampliar o mercado de atuação do grupo com a possível vinda para o estado.

“Goiás tem ampla perspectiva de operação com nossas indústrias, e a visita liderada pelo governador abre um novo Brasil para que possamos fortalecer nossos resultados econômicos. Desejo uma cooperação muito frutífera”, disse Ma Changhai, diretor-geral do Shandong Heavy Industry Group.