Sandvik Coromant obtém validação científica para meta de zero líquido

Empresa planeja atingir zero líquido para emissões produzidas diretamente em suas operações e para as produzidas indiretamente, até 2035

Por meio do Grupo Sandvik, a especialista em usinagem Sandvik Coromant comprometeu-se com reduções de emissões em curto prazo em toda a empresa, de acordo com a ciência climática, com a iniciativa Science Based Target (SBTi). Alinhadas às metas do Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as metas de negócios sustentáveis da Sandvik Coromant foram definidas de acordo com os critérios da SBTi, como parte do compromisso da organização de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e praticar a manufatura responsável.

Uma colaboração entre a organização global sem fins lucrativos CDP, o Pacto das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o WorldWide Fund for Nature (WWF), a SBTi define e promove as melhores práticas de redução de emissões e metas de zero líquido de acordo com a ciência climática. A iniciativa trabalha em conjunto com as empresas para ajudá-las a tomar as medidas necessárias para reduzir suas emissões de carbono e aproveitar os benefícios ambientais, financeiros e comerciais que as metas climáticas baseadas na ciência podem trazer. A SBTi também lançou a primeira norma corporativa do mundo para garantir que as metas de zero líquido das empresas se traduzam em ações consistentes com a obtenção de um mundo zero líquido até 2050.

Leia também: Como tornar o torneamento de aços mais sustentável

Metas de sustentabilidade revisadas

Junto com o grupo Sandvik, a Sandvik Coromant se comprometeu pela primeira vez a definir metas de acordo com os critérios da SBTi em dezembro de 2021, iniciando um rigoroso processo de validação durante o qual a SBTi trabalhou com a equipe para ajudar a atualizar suas metas. Agora, após a validação da SBTi, a Sandvik Coromant está trabalhando para atingir várias metas de sustentabilidade revisadas.


Continua depois da publicidade


Em primeiro lugar, a organização tem o compromisso de atingir o zero líquido. Ao considerar o zero líquido, as emissões de gases de efeito estufa são divididas em três escopos. A Sandvik Coromant planeja atingir o zero líquido para os escopos um e dois, o que inclui as emissões produzidas diretamente nas operações da Sandvik Coromant e aquelas produzidas indiretamente por meio de aquecimento e energia, até 2035. Seu objetivo é alcançar o zero líquido para emissões de escopo três, aquelas que resultam de atividades que ocorrem além das paredes da empresa, como a produção de matéria-prima e as emissões geradas pela rede de fornecedores, até 2050.

A Sandvik Coromant também está trabalhando para se tornar mais de 90% circular até 2030, com seu esquema de recompra para reciclagem de ferramentas de metal duro usadas formando uma parte importante de sua estratégia de circularidade. A terceira meta de negócios sustentáveis da empresa está diretamente relacionada às pessoas, com a promessa de que as mulheres representem um terço da equipe de gerenciamento da Sandvik Coromant até 2030.

"O compromisso com metas baseadas na ciência é uma parte crucial de nossa estratégia de sustentabilidade", disse Patrik Eurenius, diretor de sustentabilidade e SSMA da Sandvik Coromant. "O reconhecimento da iniciativa SBTi cresceu exponencialmente nos últimos anos. Quando nos inscrevemos pela primeira vez, cerca de 3.000 outras empresas o fizeram ao mesmo tempo. Agora, esse número é quase o dobro. À medida que mais empresas despertarem para a realidade que nosso planeta enfrenta e agirem para fazer a diferença, a validação da SBTi se tornará ainda mais vital."

Emissões reduzidas

A Sandvik Coromant já fez um progresso significativo em direção a suas metas de sustentabilidade e já reduziu pela metade suas emissões de carbono de escopo um e dois em comparação com os níveis de 2019. "Há algum tempo, incluímos metas de sustentabilidade em nossas práticas", acrescentou Eurenius. "Com a validação da SBTi, podemos evidenciar nosso compromisso de liderar ainda mais a mudança na manufatura. Queremos apoiar a todos - nossos clientes, colegas, parceiros e partes interessadas - na transição para a manufatura sustentável. Agora, temos a ciência como base para nos ajudar a fazer isso acontecer."

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM