Parceria estratégica visa o desenvolvimento da indústria aeroespacial

Representantes da indústria, do governo e do setor de defesa formalizaram um acordo de cooperação técnica para iniciar o processo de criação do SENAI Cimatec Aeroespacial, um novo campus dedicado ao ensino, pesquisa e inovação na área aeroespacial

Em uma cerimônia realizada na sede do Ministério da Defesa, representantes do Ministério, do Governo da Bahia e do SENAI Cimatec formalizaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação do SENAI Cimatec Aeroespacial. Essa parceria marca o início do processo de estudos preliminares para a futura instalação do novo campus do SENAI Cimatec na Base Aérea de Salvador. A nova unidade será dedicada ao ensino, pesquisa e inovação, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da indústria aeroespacial.

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, destacou a importância desse acordo como um grande passo para diminuir as desigualdades no Brasil e promover o desenvolvimento do Nordeste. Ele lembrou que essa iniciativa segue o exemplo da instalação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará e que a criação do SENAI Cimatec Aeroespacial na Bahia contribuirá significativamente para o avanço da indústria aeroespacial na região.

O Governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que essa parceria terá um grande impacto no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no estado da Bahia, fortalecendo o conhecimento, a inovação e criando novas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão.

A indústria na Bahia também saúda essa iniciativa, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacando que o estudo para a criação do centro aeroespacial é um marco importante para o estado, representando a formação de uma nova cadeia econômica relevante. Isso deve gerar mais empregos e renda para a Bahia, além de fortalecer o setor industrial.

Leone Andrade, diretor geral do SENAI Cimatec, ressaltou que a assinatura do acordo é o passo inicial de um projeto estratégico e estruturante para o Estado da Bahia e para o país. Ele explicou que a ideia é criar um novo núcleo de desenvolvimento tecnológico e empresarial na área aeroespacial, através do campus aeroespacial do SENAI Cimatec.


Continua depois da publicidade


Nos próximos dias, serão designados representantes que coordenarão a execução do plano de trabalho. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica, cinco representantes do Governo da Bahia e outros cinco do SENAI Cimatec. O relatório final para a criação do novo campus será apresentado em até 60 dias.

Essa parceria estratégica tem o potencial de impulsionar a indústria aeroespacial no Brasil, gerando empregos de alta qualidade e promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico na região, representando um marco importante para o Nordeste e o país como um todo.

*Imagem de capa: Depositphotos