Desde que passou a operar com energia solar, Soma Solution registra mais economia

Diminuindo os custos operacionais com energia elétrica, empresa está em busca de alinhar todos os seus processos para obter um crescimento sustentável

Na região sul do país, as unidades da Soma Solution, empresa distribuidora de equipamentos industriais especializada em marcação, automação, codificação e inspeção industrial de produtos, desde 2022, vem operando suas atividades através da energia solar.

As instalações das usinas fotovoltaicas foram iniciadas no segundo semestre do ano passado, sendo que os sistemas foram acoplados nos telhados das unidades de Chapecó, São Leopoldo e Toledo. Assim, a usina de Chapecó abastece as instalações da matriz em Chapecó e da filial de Joinville. Por sua vez, a usina instalada em Toledo abastece as instalações elétricas de Toledo, Curitiba e Maringá; a unidade de São Leopoldo é abastecida localmente pela usina instalada no telhado da própria unidade, tornando-a autossuficiente em energia limpa e sustentável.

A iniciativa tornou-se possível quando a distribuidora decidiu desenvolver e investir em placas fotovoltaicas, visando reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente.

"A ideia surgiu porque, além de estarmos preocupados em operar causando cada vez menos impactos ao meio ambiente, buscávamos melhorar as questões econômicas, começando pela redução na conta de luz. Então, iniciamos os cálculos e começamos a estudar a energia solar como opção, observando o porte do investimento e o que esse projeto viabilizaria em termos de resultados financeiros", explica Gustavo Müller Martins, CEO e Diretor Presidente da Soma Solution.

O investimento nos painéis fotovoltaicos logo começou a dar resultados. Houve a redução imediata dos valores na conta de luz de todas as unidades, com uma economia de cerca de R$ 5 mil mensais. "Hoje, pagamos a tarifa mínima na conta de energia, mas a melhor parte é que, como a questão ambiental está cada vez mais alinhada em nossa estratégia de crescimento sustentável, buscamos, com esta ação, zerar o consumo de energia poluente durante as atividades. Tudo isso sem que nossos colaboradores percam o conforto no ambiente de trabalho, como utilizar o ar-condicionado, por exemplo", diz Gustavo enfatizando que o payback geral desse investimento ocorrerá em cerca de quatro anos após as instalações.


Continua depois da publicidade


Outras estratégias para colaborar com o meio ambiente já estão em andamento em todas as unidades da Soma Solution, como a separação de lixo; reciclagem de resíduos utilizados pelas oficinas; recolhimento de frascos de tintas e diluentes (logística reversa); redução na utilização de plásticos descartáveis no dia a dia e do uso de papel nas impressoras.

"Sem dúvida, migrar para o sistema fotovoltaico está de acordo com as demandas ambientais, afinal temos a intenção de distribuir soluções que agilizam as indústrias com o máximo de eficácia ambiental. Nossas instalações estão à nossa disposição, porém, temos consciência de que é nosso dever preservar e fazer as coisas certas para não causar prejuízos ao meio em que vivemos e do qual dependemos. Não há motivo para não usufruirmos da energia solar com a tecnologia atual que possuímos", comenta Ramon Grasselli, gerente comercial da empresa.


Tópicos: