Goldwind investirá R$ 150 mi em sua primeira fábrica de aerogeradores fora da China

A expectativa é que a nova unidade contribua com 25% a 30% do mercado brasileiro de turbinas eólicas

A Goldwind Energia Renováveis anunciou sua decisão de estabelecer uma fábrica de aerogeradores na Bahia, no município de Camaçari, marcando sua primeira unidade fora da China. A fábrica tem previsão para iniciar operações em março de 2024, de acordo com anúncio do Governo da Bahia na última terça-feira (31). 

Após vencer a disputa com o Ceará, a Bahia foi escolhida devido às melhores condições para receber esse significativo investimento. O governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel fundamental da Bahia no setor de energias renováveis e a importância do desenvolvimento sustentável, gerando empregos e impulsionando a economia do estado.

O governo baiano não divulgou o aporte para a unidade, mas a imprensa regional aponta para o montante de R$ 150 milhões, com geração de cerca de 1.100 empregos diretos e indiretos.

A expectativa é que a nova unidade contribua com 25% a 30% do mercado brasileiro de turbinas eólicas, consolidando a posição da Goldwind como a maior fabricante mundial desses equipamentos. Os aerogeradores produzidos na Bahia terão uma capacidade de 6.2 a 8.3 MW de potência, superando os modelos nacionais atuais que atingem pouco mais de 6 MW.

Além da fábrica de aerogeradores, a Goldwind planeja estabelecer um parque de fornecedores de componentes eólicos, envolvendo várias empresas do setor. 

A decisão da Goldwind de investir na Bahia reconhece o papel de destaque do estado no desenvolvimento de energias renováveis e reforça o potencial do Brasil nesse setor. A fábrica de Camaçari também contribuirá para impulsionar o mercado brasileiro de turbinas eólicas e promover avanços na produção de energia limpa.