6 desafios para as cadeias de suprimentos

Líderes em Supply Chain enfrentam desafios dinâmicos, exigindo inovação para gerir operações e prosperar em um mundo interconectado, analisa KPMG

Recentemente, as cadeias de suprimentos (Supply Chain) enfrentaram diversos desafios, e, embora tenham demonstrado maior resiliência, o trabalho dos líderes nesse setor ainda está em andamento. Há seis áreas que demandam atenção significativa, segundo pesquisa "The Future of Supply Chain", conduzida pela KPMG. A curto prazo, os executivos precisam focar em compromissos ESG, digitalização, automação e no desenvolvimento da força de trabalho. No médio prazo, é crucial considerar tecnologias DLTs (Digital Ledger Technologies) e moedas digitais (DM), segurança dos fluxos comerciais e explorar o potencial do metaverso. 

"Os líderes das cadeias de suprimentos precisam adotar uma estratégia inovadora e concentrada para administrar suas operações e superar os desafios em constante evolução. Em um mundo cada vez mais interconectado e sensível a questões geopolíticas, as empresas do setor devem agir rapidamente para mitigar riscos. Elas também devem se adaptar às novas demandas dos consumidores, ao aumento de custos, à descarbonização e às iniciativas da concorrência. Somente assim poderão aproveitar oportunidades de negócios e expandir sua presença no mercado", destaca Juan Padial, sócio-diretor de Supply Chain da KPMG no Brasil.

A pesquisa compilou insights de 300 executivos de cadeias globais de suprimentos sobre tendências e prioridades. Eis uma síntese dos seis principais desafios para o setor de Supply Chain:

ESG

O que antes era uma escolha, agora é uma obrigação. Entre exigências de stakeholders e questões regulatórias, a visibilidade da cadeia de suprimentos é vital, pois ela desempenhará um papel de liderança no assunto. Contudo, 43% dos respondentes da pesquisa não têm certeza sobre o desempenho dos seus fornecedores primários sobre este tema.

Automação

O setor está cada vez mais automatizado, com robôs empilhando, recolhendo e classificando mercadorias, e algoritmos sendo mais utilizados. Os executivos devem estar um passo à frente das capacidades emergentes, sejam robôs colaborativos ou IA generativa, para serem verdadeiramente competitivos. Não há tempo a perder na automação, pois 37% dos respondentes já a utilizam para substituir mão de obra operacional.

Força de trabalho

Ao invés de aumentar o desemprego, o aumento de automação está criando formas novas e inovadoras de colaboração, as quais estão tornando as cadeias de suprimentos mais eficientes. Os líderes precisam criar uma força de trabalho híbrida, maximizando automação aliada às competências humanas únicas. Além desta alteração na força de trabalho, 62% dos líderes preveem o desafio da escassez de mão de obra qualificada para este novo cenário.

DLT e DM

As tecnologias DLTs (Digital Ledger Technologies), tais como o blockchain, têm sido vistas em grande parte como uma alternativa ao dinheiro tradicional. No entanto, podem ser mais relevantes como fiadoras da confiança nas cadeias globais de suprimentos. Os líderes devem compreender como as DLTs e a moeda digital (DM) podem proporcionar rastreabilidade para um comércio global mais seguro. Apenas 55% dos líderes descrevem a sua cadeia de suprimentos como estável e bem posicionada para o futuro. DLTs e DM podem ser parte da solução.

Transformações setoriais

Mudanças enfrentadas por diferentes setores influenciam diretamente as cadeias de suprimentos. No setor de Saúde, a medicina de precisão exigirá operações complexas. No setor aeroespacial e de defesa, as questões geopolíticas estão conduzindo a um maior escrutínio das operações. Enquanto a procura de serviços de nichos aumenta, 67% dos respondentes preveem que será um desafio satisfazer as expectativas dos clientes por rapidez.

Metaverso

Os líderes do setor estão cada vez mais entusiasmados com o metaverso (através de digital twins – gêmeos digitais) para conceber e monitorizar a cadeia de suprimentos, identificar pontos fracos e otimizar serviços em tempo real. O momento do metaverso chegará neste setor, com 94% dos respondentes da pesquisa otimistas que as tecnologias de digital twins agregarão valor às organizações.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos