Vale quer triplicar produção de cobre para atender demanda verde

A Vale anunciou intenção de triplicar a produção de cobre em sintonia com pauta ESG e de transição energética

A Vale pretende aumentar em 300% a produção de cobre e chegar a 1 milhão de toneladas por ano. A intenção foi anunciada pelo vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da companhia, Gustavo Pimenta, em evento sobre governanaça realizado no Rio de Janeiro, segundo publicação do portal Veja Mercado

No seminário, Pimenta reforçou o compromisso da Vale com a pauta ESG e de transição energética - um reforço à imagem deteriorada da companhia, envolvida nos dois maiores desastres ambientais do país. As represas de Mariana e Brumadinho, que romperam em 2015 e 2019, respectivamente, eram operadas pela Vale. 

O investimento na exploração de cobre entra em sintonia com a agenda verde. As projeções são de que a demanda pelo metal deva crescer substancialmente com os projetos de transição energética, estruturados na subsituição do uso de combustíveis fósseis para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. A consultoria KPMG estima que deve dobrar a procura por cobre nos próximos vinte anos.

Leia também: 
Produção de carros elétricos aquece cadeia produtiva da fundição
Indústria verde: Grandes empresas estimulam cadeia de fornecedores mais sustentáveis

A produção de veículos elétricos tem papel fundamental nesta nova corrida, pois são modelos que agregam mais cobre. Em entrevista ao Valor Econômico no ano passado, o Presidente do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Rohitesh Dhawan, afirmou que um veículo convencional carrega aproximadamente 10 quilos de cobre, já um elétrico, entre 60 e 70 quilos do metal.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos