Petrobras investe R$ 279 milhões em parada programada de manutenção

O objetivo é preservar equipamentos, segurança, capacidades operacionais e eficiência na Reduc para melhorar o desempenho global

A Petrobras iniciou, na segunda-feira (2), parada de manutenção em seis unidades de Produção de Lubrificantes (Trem 1) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc). A companhia está investindo R$ 279 milhões, previstos no Plano Estratégico 2023-27, com o objetivo de preservar a integridade dos equipamentos e a segurança, restabelecer as capacidades operacionais e aumentar a eficiência no processo produtivo, melhorando o desempenho global da refinaria.

Segundo o gerente geral da refinaria, Luís Cláudio Michel, “o objetivo principal é garantir a segurança das pessoas e a confiabilidade dos ativos, assim como tornar a produção mais eficiente, inclusive com ganhos ambientais, em linha com o Plano Estratégico da Petrobras”.

Com duração de, aproximadamente, dois meses, serão realizados serviços de manutenção, inspeção e substituição de peças e equipamentos em unidades de produção de lubrificantes, atendendo a todos os requisitos em relação à segurança das pessoas envolvidas e ao meio ambiente. Para isso, foram contratadas empresas especializadas que atuarão nas frentes de trabalho, gerando cerca de 2.300 postos de trabalho temporários, dos quais cerca de 92% ocupados por de mão de obra da região.

De acordo com o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a Petrobras investe hoje no refino para aperfeiçoar a eficiência e a capacidade operacional dos ativos, pensando também no amanhã. A modernização dos equipamentos é condição para o desempenho global das refinarias”.

Contratos de abastecimento não serão afetados

A Reduc tem capacidade para processar, diariamente, 38 milhões de litros de petróleo e é responsável por cerca de 80% da produção nacional de lubrificantes. A parada programada de manutenção não afetará o abastecimento desses produtos ao mercado. “Além de contarmos com um segundo bloco de produção de lubrificantes que continuará operando durante a manutenção no Trem 1, nosso planejamento sempre prevê a formação de estoques prévios às paradas e, durante a sua realização, atuamos de forma integrada com as áreas comercial e de logística para garantir o atendimento aos nossos clientes", conclui o gerente geral da refinaria, Luís Cláudio Michel.