Lata de aço é degradável e 100% reciclável

Fonte: Approach - 23/11/07

A Abeaço - Associação Brasileira de Embalagem de Aço, tem como um de seus maiores objetivos esclarecer a população sobre as vantagens do aço no envasamento de bebidas, alimentos, tintas, vernizes ou qualquer outro produto.

A primeira vantagem é que o aço, além de 100% reciclável, é também degradável. Quando descartado na natureza, o material leva em média cinco anos para se decompor totalmente retornando ao meio ambiente em sua forma original de óxido de ferro (Segundo "Os Bilhões Perdidos no Lixo" de Sabetai Calderoni, consultor da ONU e pesquisador na área de resíduos sólidos).

A reciclagem do aço também é responsável por um considerável volume de economia de energia. A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal e, a cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

O alumínio, por ser um metal pesado, apresenta forte risco de contaminação em latas de bebidas, devido ao baixo pH dos produtos nela envasados. Já o aço é composto de ferro, que não é prejudicial a saúde do consumidor e sem qualquer risco de contaminação.

Segundo dados da APEAL - The Association of European Producers of Steel for Packaging, 61% de todo o aço para embalagens é reciclado no mundo, sendo grande fonte de renda para milhares de pessoas.

Os dados auditados para reciclagem de alumínio, referem-se somente as latas de bebidas, o que representa apenas cerca de 15% do total de alumínio produzido no país. E o total de alumínio reciclado no Brasil não atinge a marca dos 20% contra 49% do total reciclado de aço.

Além dos benefícios ao meio ambiente, a produção de latas de aço é responsável por um importante impacto sócio-econômico: a utilização das latas de aço para bebidas na região Nordeste, de acordo com a Reciclaço, gera renda para cerca de 50 mil catadores de sucata daquela localidade.

Em todo o mundo os consumidores vêm dando preferência a produtos embalados de forma saudável, natural e ambientalmente sustentável. Dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos cujo objetivo é a promoção do reaproveitamento de materiais dentro do conceito de gerenciamento integrado de resíduo, registram que na África do Sul, 100% das bebidas são embaladas em latas de aço.

Na Alemanha o número chega a 95%. Ainda segundo o instituto, o índice é de 52% na Europa, enquanto a Ásia envasa 54% de suas bebidas neste modelo de embalagem.

Tópicos: