Reforma e compra de máquinas crescem como motivação dos empresários para empréstimos

Proporção de empresários que buscou crédito com essas finalidades cresceu, sinalizando que aqueles que estão investindo se preparam para uma ampliação da capacidade produtiva

Pesquisa realizada pelo Sebrae destacou uma mudança significativa nas motivações que levam os empreendedores a buscar empréstimos, com um enfoque notável na aquisição de máquinas e equipamentos como fator motivador. Historicamente, o "capital de giro" era a principal razão apontada para a busca de crédito, representando 39% das respostas. No entanto, nos últimos anos, houve uma transição notável nas prioridades dos empreendedores.

Atualmente, a "compra de máquinas e equipamentos" emergiu como uma motivação central, aumentando de 15% para expressivos 26% de 2022 para 2023. Esse fenômeno indica que mais empresários estão investindo em ativos produtivos para suas empresas. Esse movimento pode ser interpretado como uma preparação para a expansão da capacidade produtiva, refletindo otimismo em relação ao crescimento futuro dos negócios.

Essa tendência de buscar crédito para investimentos em máquinas e equipamentos é de extrema relevância, uma vez que indica uma visão de longo prazo e o desejo de melhorar a eficiência e a competitividade das empresas. Ela também reflete a importância desses ativos para o crescimento e a modernização dos negócios, além de influenciar positivamente a economia como um todo.

Essa mudança de foco também está associada a outros indicadores positivos, como o interesse em buscar empréstimos para adquirir mercadorias, desenvolver novos produtos e expandir equipes por meio de contratação e treinamento de pessoal. 

Finalidade do Crédito Solicitado em 2023

  • 39% capital de giro.
  • 28% reforma / ampliação do negócio.
  • 26% compra de máquinas e equipamentos.
  • 19% compra de mercadorias.
  • 4% desenvolvimento de novo produto.
  • 4% refinanciamento de dívida.
  • 2% contratação e treinamento de pessoal.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a pesquisa mostra que os donos de micro e pequenas empresas estão buscando se preparar para uma perspectiva de aumento do consumo e aquecimento da economia, fatores que são esperados para os próximos meses.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos