Sete em cada 10 brasileiros esperam impacto da IA no trabalho já em 2024

Inteligência artificial no mercado de trabalho do Brasil foi tema de pesquisa do LinkedIn

Pesquisa encomendada pelo LinkedIn, a rede social de contatos profissionais, constatou que 74% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial pode impactar a forma de trabalho já a partir do próximo ano. Resultados do levantamento compartilhados pela IstoÉ Dinheiro indicam ainda que o possível cenário já tem reflexos no ambiente de trabalho: 25% dos entrevistados responderam já se sentir sobrecarregados, e 33%, preocupados em não conseguir acompanhar os desenvolvimentos da inteligência artificial no trabalho.

A pesquisa foi realizada em agosto de 2023 pelo Censuswide e ouviu 1.504 trabalhadores brasileiros com mais de 18 anos.

De acordo com a publicação, apesar de os profissionais brasileiros estarem enfrentando a questão de maneira apreensiva, eles também mostram disposição para abraçar a mudança. Entre os entrevistados, 56% demonstraram preocupação porque acreditam que já deveriam saber mais sobre IA e 62% afirmam que querem aprender mais sobre o tema, mas não sabem como. Já 38% afirmaram que ainda não receberam nenhum treinamento em inteligência artificial do seu empregador.

Leia também:
Inteligência artificial: Como será o mercado de trabalho do futuro?
Como a inteligência artificial generativa impactará a engenharia de software

Uso da inteligência artificial

O nível de interesse pelo uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho também é esperado, já que 48% dos trabalhadores afirmaram já terem começado a experimentar ferramentas de IA como o ChatGPT em seu dia a dia, e 85% estão confiantes em integrar a IA ao seu fluxo de trabalho para alcançar melhores resultados, crescimento profissional e sucesso pessoal.


Continua depois da publicidade


“A ascensão da inteligência artificial está nos proporcionando um novo momento de adaptações no mercado de trabalho, intensificadas por todas as transformações causadas pela pandemia. E, apesar da apreensão, a pesquisa nos mostra um cenário positivo, em que a maioria dos profissionais demonstram entusiasmo em dedicar esforços para abraçar e integrar a IA no dia a dia de trabalho, aproveitando os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para suas carreiras, incluindo mais tempo para focar nas tarefas que gostam”, disse Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria, segundo a IstoÉ Dinheiro

*Imagem de capa: Depositphotos