Siemens lança nova geração da família SIMATIC ET 200eco PN

Carcaça de zinco pressurizada suporta temperaturas entre - 40° e + 60°C; Limpeza pode ser feita com jatos de alta pressão no chão de fábrica

A Siemens lança uma nova geração da família SIMATIC ET 200eco PN. Seu portfólio escalável garante uma solução ideal para cada área de aplicação. Com consistência de ponta a ponta e engenharia integrada ao TIA Portal, os benefícios incluem redução de custos e menor tempo de implementação.

A nova geração da família SIMATIC ET 200eco PN tem portfólio escalável e garante uma solução ideal para cada área de aplicação. Imagem: Divulgação/Siemens

A companhia entrega esta solução para projetos elétricos com identificação simplificada, economia de tempo para montagem de painéis e máquinas mais compactas, eliminando passagens de cabo extensas.

Entre as novas funcionalidades da família SIMATIC ET 200eco PN está o Multifieldbus, onde um único módulo pode se comunicar em Profinet, Ethernet/IP ou Modbus TCP. Isso permite a padronização dos I/Os independente do fornecedor e habilita maior integração entre diferentes dispositivos. Além de um hardware mais robusto, o grau de proteção IP69K permite a limpeza do equipamento utilizando jatos de água com alta pressão, resistência a temperaturas adversas (- 40° a + 60°C) e possibilidade de imersão prolongada em água. A certificação ECOLAB permite o uso de detergentes industriais para higienização.

Outra facilidade do novo produto são os conectores L-Coded para a alimentação do módulo que permitem potência de até 12A, garantindo carga suficiente para dispositivos como válvulas pneumáticas e mais distância na instalação dos módulos. A nova família também usa o IO-Link, padrão de comunicação muito utilizado na conexão de sensores e atuadores que traz diversos benefícios para a automação, entre eles um diagnóstico mais preciso e instalação rápida. Esta nova geração da família SIMATIC ET 200eco PN trouxe três novas opções de mestres IO-Link com I/Os parametrizáveis integrados para maior flexibilização e adequação ao processo do cliente.


Continua depois da publicidade


O SIMATIC ET 200eco PN oferece uma solução de I/O particularmente robusta em IP69K. A carcaça especial pressurizada em zinco garante a proteção ideal, mesmo em condições ambientais desafiadoras.