Parceria da Iveco Group, Governo de Minas e Fiemg vai atrair investimentos à indústria automotiva local

Grupo empresarial, que investiu R$ 600 milhões em Minas Gerais nos últimos três anos, firmou parceria para atrair empresas fornecedoras italianas com apoio do Estado

O Iveco Group e o Governo do Estado de Minas Gerais anunciaram uma colaboração estratégica durante a visita do governador Romeu Zema à sede do Iveco Group, em Turim, Itália, nesta segunda-feira (11). A parceria, que também envolve a participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem por objetivo impulsionar a eficiência, inovação e competitividade na indústria automotiva mineira, abrangendo setores como caminhões, ônibus, motores e componentes.

Entre as iniciativas planejadas estão a criação de um programa para atrair novos fornecedores para o estado em colaboração com o Invest Minas, uma agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; o estabelecimento de um centro de treinamento e qualificação em parceria com o Senai-MG e a Fiemg; e investimentos em tecnologia, incluindo a inauguração de um novo centro técnico de desenvolvimento de motores para a FPT Industrial, uma das marcas do grupo italiano.

Para o Iveco Group, Minas Gerais desempenha um papel central em seu planejamento estratégico. A marca Iveco, por exemplo, conseguiu duplicar sua participação de mercado no Brasil nos últimos três anos, com operações sediadas em Sete Lagoas. Agora, com volumes de produção crescentes, o grupo busca aprimorar ainda mais sua competitividade. Nesse contexto, a localização de fornecedores em Minas Gerais é parte fundamental de sua estratégia.

Além disso, com o apoio do Iveco Group e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e a Invest Minas promoveram uma reunião de trabalho nesta terça-feira (12) com o intuito de apresentar oportunidades de investimento no estado a grandes empresas italianas fornecedoras de componentes automotivos. Essas empresas atualmente geram cerca de 100 milhões de euros em exportações para o Brasil.