Bateria térmica armazena eletricidade e ajuda uso de energia limpa na indústria

Empresa desenvolve solução para o problema da intermitência das energias solar e eólica que viabiliza uso de 100% de energia limpa

Criada com o objetivo de promover o uso de energia de baixo custo na indústria, a Antora Energy, fundada nos estados dos Estados Unidos por um ex-aluno do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), desenvolveu uma solução para o problema da intermitência das energias solar e eólica que viabiliza soluções com o uso de 100% de energia limpa. De acordo com o MIT News, a empresa criou uma bateria térmica de baixo custo e alta eficiência que armazena eletricidade como calor, possibilitando que fabricantes e outras empresas que consomem muita energia eliminem o uso de combustíveis fósseis.

Segundo David Bierman, o fundador, a eletricidade é utilizada quando está mais barata, quando as rajadas de ventos são mais fortes e o sol está mais forte; é, então, transportada para um aquecedor resistivo para aumentar a temperatura de um material muito barato – blocos de carbono, que são extremamente estáveis, produzidos em escalas incríveis e são alguns dos materiais mais baratos.

Carbono zero para a indústria 

“Quando você precisa extrair energia da bateria, abre um grande obturador para extrair a radiação térmica, que é usada para gerar calor ou energia de processo usando nossa tecnologia termofotovoltaica ou TPV (motor térmico fotovoltaico, sigla em português). O resultado final é um sistema de calor e energia combinado, flexível e com carbono zero para a indústria”.

A Antora diz que é capaz de cumprir a promessa há muito procurada de usar a tecnologia TPV para transformar calor em eletricidade porque alcançou novos níveis de eficiência e escalabilidade com suas células. No início deste ano, a Antora abriu uma nova instalação de fabricação que será capaz de produzir 2 megawatts de suas células TPV por ano.

Tecnologia promissora 

As instalações de fabricação de baterias térmicas da Antora e a unidade de demonstração estão localizadas na ensolarada Califórnia, onde as energias renováveis ​​representam cerca de um terço de toda a eletricidade. Mas a equipe da Antora diz que sua tecnologia é promissora em outras regiões, à medida que projetos renováveis ​​cada vez maiores se conectam a redes em todo o mundo.


Continua depois da publicidade


Os projetos futuros da Antora serão com empresas nas indústrias química, de mineração, de alimentos e bebidas e de petróleo e gás.

Espera-se que alguns desses projetos entrem em operação já em 2025.          

“Quanto mais eu me aprofundo nisso, mais chocado fico com a importância de uma peça do quebra-cabeça da descarbonização hoje”, diz Bierman. “A necessidade tornou-se super real desde que começamos a falar sobre isso em 2016. A oportunidade econômica cresceu, mas, mais importante, a conscientização das indústrias de que precisam descarbonizar é totalmente diferente. A Antora pode ajudar com isso, então estamos expandindo o mais rápido possível para atender à demanda que vemos no mercado”.