Japão organizará cúpula sobre mudança climática no G8

Fonte: Estadão Online - 26/11/07
Foto: Divulgação

O Japão planeja organizar uma cúpula sobre a mudança climática, com presença de líderes de 25 países, durante a reunião presidencial do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia) prevista para julho de 2008, informa nesta terça-feira (20), o jornal The Daily Yomiuri.

No próximo ano, o Japão vai exercer a Presidência do G8 e organizar a sua cúpula de líderes no balneário do Lago Toya, na localidade de Toyakocho (Hokkaido), entre 7 e 9 de julho de 2008. A reunião sobre mudança climática está planejada para alguns dias antes.

Além da cúpula do G8, o governo japonês está preparando uma reunião internacional sobre a forma de combater a mudança climática. Para isso, convidará os chefes de Estado e de governo dos principais países emissores de gases poluentes.

Segundo o Daily Yomiuri, o Executivo japonês está consciente das diferentes posições dos países. Mas acha necessário desempenhar um papel de líder para promover um esforço internacional contra o aquecimento global.

No total serão convidados os líderes de 25 países, entre eles Indonésia, China, Índia, Coréia do Sul e todos os países do G8 (Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Rússia, além do próprio Japão).

Tópicos: