Logística é um dos setores que mais emprega no Brasil

Especialista de empresa de Recursos Humanos e recrutamento explica como ingressar na área

De acordo com o Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), o setor de logística representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. No quesito vagas, foram contratados 30 mil novos colaboradores no ano passado, o que representa um aumento de 58% na comparação com o total de admissões registradas em 2021, de acordo com a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL). A associação ainda aponta que a perspectiva até o fim de 2023 é alta, pois quase 70% das empresas do setor pretendem abrir vagas.

Um dos principais motivos para esse crescimento foi a mudança do comportamento do consumidor durante a pandemia, que gerou a expansão do e-commerce no Brasil. O faturamento do setor foi de mais de R$ 13,8 bilhões no ano passado e o volume de compras online chegou a 31,1 milhões, 22% a mais que os 25,5 milhões de pedidos do ano anterior, segundo dados da Neotrust. Além disso, a entrada de multinacionais chinesas criaram um boom de vagas que puxa esse crescimento com o aumento de consumo da população por esses produtos.

Vale ressaltar que a logística não é apenas ligada ao transporte, e sim ao conjunto de áreas interligadas que permitem a entrega final da mercadoria ou serviço ao consumidor. Entre os principais cargos estão: operador de empilhadeira, auxiliar de carga, auxiliar de logística, assistente de operações, analista de transportes, auxiliar de inventário, auxiliar de estoque, promotor repositor, controller logístico, coordenador e diretor de supply chain, diretor de vendas, gestor de qualidade, profissionais de TI, entre outros.

Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre, uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do país, ressalta que tem observado a maior procura por profissionais desta área e que a empresa registrou 130% mais vagas em julho de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.


Continua depois da publicidade


Aos interessados, ela explica que esse momento antes do Natal é o período com maior número de contratações para quem não tem experiência: “a grande maioria das vagas atende um perfil operacional que exige apenas ensino médio completo e disponibilidade de horário, além da vontade de crescer. É o momento ideal para quem deseja iniciar ou retornar ao mercado de trabalho”.

Saiba mais sobre as vagas disponíveis no setor aqui!


Tópicos: