Fabricante de motocicletas indiana abre primeira fábrica no Brasil

A planta será a primeira unidade produtiva da marca fora da Índia e permitirá que a fabricante atenda à crescente demanda pelos produtos Bajaj no Brasil

A empresa indiana Bajaj Auto Limited está estruturando sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil, localizada em Manaus (AM), com capacidade inicial de 20 mil unidades por ano. Essa será a primeira unidade fora da Índia, permitindo à fabricante indiana atender à crescente demanda por seus produtos no país e expandir sua rede de concessionárias.

"O Brasil é um mercado muito diferente dos outros em que atuamos por meio de distribuidores, devido ao seu tamanho e complexidade. Isso requer uma visão de longo prazo. Portanto, desde o início, entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local, e a construção da fábrica própria é a continuação de nossa estratégia", afirma Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited.

Sharma afirma que a presença com uma fábrica própria no Brasil, o maior mercado de motocicletas na América Latina, possibilitará que a empresa obtenha insights sobre o desenvolvimento de produtos e o comportamento do consumidor, contribuindo para o fortalecimento da presença da marca em toda a região. 

A fábrica da Bajaj Brasil será situada em Manaus (AM) e terá uma capacidade produtiva inicial de 20 mil unidades por ano, permitindo a expansão da linha de motocicletas para o mercado brasileiro. A previsão é inaugurar a nova planta nos próximos 12 meses.

Atualmente, a Bajaj do Brasil já entregou cerca de 2.000 motocicletas desde o início das operações e conta com oito concessionárias em funcionamento, planejando abrir novas lojas em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) nos próximos meses, bem como expandir sua presença na região Norte até o final do ano.

O montante total do investimento ainda não está finalizado, mas a fábrica contará com equipamentos de última geração e toda a infraestrutura necessária para sustentar o crescimento consistente da empresa no mercado latino-americano nos próximos anos, de acordo com comunicado da empresa.


Continua depois da publicidade


Atualmente, os três modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro - Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400 - são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), em parceria estratégica com a Dafra, o que tem sido fundamental para permitir que a Bajaj do Brasil concentre-se nas atividades comerciais e no atendimento aos clientes durante o primeiro ano de operação, segundo a empresa. Sharma enfatiza que eles têm uma parceria estratégica com a Dafra e esperam continuar trabalhando juntos para complementar suas próprias operações de montagem.

"Waldyr Ferreira, Country Manager da Bajaj do Brasil, destaca que a rápida expansão da rede e o alto volume de entregas, somados aos feedbacks positivos dos atuais e potenciais consumidores, foram fundamentais para encorajar a Bajaj Auto Limited a avançar para a próxima etapa de sua estratégia".

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado em US$ 4,13 bilhões por ano. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano. No Brasil, a empresa conta com oito concessionárias em funcionamento, cinco delas no estado de São Paulo (duas na capital, uma em Campinas, uma em Jundiaí e uma em Santo André), uma em Santa Catarina (Florianópolis), uma no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e uma no Distrito Federal (Brasília).