Intermach 2023 deve gerar R$ 300 milhões em negócios

Feira de referência em inovações e tecnologias, negócios e capacitação para a indústria metalmecânica recebeu mais de 22 mil visitantes

A 14ª edição da Intermach, Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica do Sul do país, acabou na última sexta-feira (14), em Joinville (SC). Reunindo 300 marcas nacionais e internacionais em 202 estandes, a feira foi uma importante vitrine para o setor. A área de exposição foi 10% maior do que na edição anterior.

Ao longo dos quatro dias, a feira recebeu a visita de 22 mil pessoas, vindas de 403 cidades e 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Destacam-se os visitantes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, seguidos por Santa Catarina. Também estiveram presentes visitantes estrangeiros do Uruguai, Colômbia, Canadá e Portugal.

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, avalia que a 14ª edição encerrou com resultados positivos, com expectativa de gerar negócios no valor de aproximadamente R$ 300 milhões. Ele destaca que, após o período de retomada pós-pandemia, o evento contribuiu para a estabilização das feiras e eventos, cumprindo sua missão de promover conexões, networking, lançamento de tecnologias e disseminação do conhecimento. Spirandelli também menciona a surpreendente procura por conhecimentos técnicos apresentados nos eventos paralelos à feira, como workshops, congressos, seminários e palestras.

Leia mais: Rodada de Negócios e capacitação são destaque na Intermach 2023

Público qualificado

Durante a feira, o público teve a oportunidade de conhecer máquinas e equipamentos de última geração fornecidos por empresas nacionais e internacionais nas áreas de Usinagem, Soldagem, Metrologia Industrial, indústria 4.0, impressão 3D, manufatura aditiva e soluções de IA/IoT.


Continua depois da publicidade


Segundo a organização do evento, cerca de 40% dos visitantes buscaram na feira novos produtos e soluções para suas empresas. Entre o público, 25% trabalham em empresas com mais de 500 funcionários, 37% possuem poder de pesquisa, planejamento ou recomendação para aquisição de produtos e serviços, e 26% têm poder de decisão final de compra. Presidentes, sócios e proprietários de empresas representam 14% dos visitantes, enquanto diretores e gerentes correspondem a 22%.

Em relação às áreas de atuação do público, destacam-se a engenharia industrial (12%), o ramo automotivo (10%), serviços para a indústria (8%), a indústria do plástico (6%) e a fundição (5%). As áreas que despertaram maior interesse foram automação industrial e controle de processos, seguidas por ferramentas de corte e máquinas ferramenta.

A SKA, líder na América Latina em software CAD e CAM, participou mais uma vez da Intermach, trazendo suas soluções para atender às necessidades do mercado de máquinas e equipamentos cada vez mais conectados. Luiz Gonçalves, HEAD de Desenvolvimento Estratégico da SKA, expressou satisfação com a 14ª edição do evento, destacando que a feira sempre traz resultados positivos para a empresa. Ele está otimista com relação ao futuro e espera multiplicar os negócios, especialmente com os clientes existentes.

Educação

A Intermach, além de apresentar as principais inovações da indústria metalmecânica, também desempenha um papel social importante. Em parceria com o Senai, empresas e entidades do setor, o evento recebeu cerca de 200 alunos de escolas públicas de Joinville, buscando despertar o interesse dos jovens pela profissionalização na indústria. Essa iniciativa foi elogiada pelo gerente executivo da FIESC SESI SENAI Regional Norte Nordeste, Marco Aurélio Goetten, que ressaltou o impacto positivo ao mostrar aos jovens o mundo da tecnologia e incentivá-los a seguir carreira nesse setor.

A Intermach é uma plataforma significativa para a indústria, especialmente no estado de Santa Catarina, que gerou 29 mil empregos formais no setor industrial até abril de 2023, com 2,6 mil desses postos de trabalho no setor metalomecânico. Goetten enfatizou a importância da feira como um espaço onde a indústria pode encontrar fornecedores de diversas áreas em um único local, destacando a necessidade de empresas se manterem atualizadas em tecnologia e inovação para competir globalmente.

Com o término da 14ª Intermach, Richard Spirandelli, organizador do evento, expressou sua satisfação pelo sucesso alcançado e já está focado na próxima edição, marcada para agosto de 2025. Ele destacou a confirmação de vários expositores que desejam expandir seus espaços de exposição, demonstrando o contínuo crescimento e importância da feira.