Schunk lança fuso elétrico de rebarbação

R-EMENDO, nova ferramenta da Schunk, pode ser utilizada em diversos processos de rebarbação

As ferramentas pneumáticas da Schunk, empresa alemã líder na fabricação de sistemas de garras e tecnologias de fixação, agora são acompanhadas pelo fuso elétrico de rebarbação RCE, com compensação radial e velocidade ajustável, pode ser utilizado em diversos processos de rebarbação.

O processamento de superfícies, como a usinagem e a rebarbação, passou por um significativo desenvolvimento devido às demandas cada vez maiores. Processos automatizados, que permitem, agora, remover arestas e saliências através dos mais diversos processos, sem esforço, mesmo em peças de trabalho complexas, oferecendo resultados positivos, com bordas limpas de maneira uniforme e superfícies mais lisas.

E os colaboradores das empresas também são beneficiados, já que algumas etapas desagradáveis e estressantes são eliminadas e o risco de lesões é reduzido. 

Eficiente em energia e silencioso

Com as ferramentas SCHUNK R-EMENDO, os robôs podem realizar outras tarefas, além do manuseio de peças. Eles podem ser conectados à outras aplicações através dos sistemas de troca rápida da Schunk.

O fuso elétrico de rebarbação RCE complementa o portfólio existente de ferramentas pneumáticas da Schunk e oferece ainda mais flexibilidade, é silencioso e pode operar grande variedade de peças de trabalho devido à velocidade de rotação ajustável de até 50 mil RPM e à força de contato ajustável. 

Os usuários podem personalizar esses parâmetros para obter ótimos resultados no trabalho a ser executado, bem como mecanismo de compensação supre as tolerâncias no contorno da peça de trabalho. Além de rebarbar, a ferramenta também pode ser usada para tarefas de escovar, lixar e polir, o que amplia, consideravelmente, a gama de tarefas que o sistema pode realizar. 


Continua depois da publicidade


O monitoramento integrado do processo fornece retorno sobre a carga do fuso e a velocidade de rotação. Isso garante menos desperdício e melhor qualidade do produto.

Carregamento e usinagem por robôs

O retrabalho assistido por robô tem um grande potencial que até agora foi praticamente inexplorado. Empresas que já utilizam robôs para carga e descarga, também, podem utilizá-los para este fim. 

Como regra, eles podem ser automaticamente vinculados diretamente ao processo de usinagem na máquina-ferramenta. Enquanto a máquina continua o processo de usinagem, o retrabalho ocorre em paralelo. Isso significa que o tempo e custos de produção das peças diminuem, enquanto há um volume de investimento comparativamente baixo e um rápido retorno. 

Com as ferramentas certas, nada impede a mudança para um processo automatizado.