Mercado de aeronaves deve gerar US$ 650 bi em 20 anos, estima Embraer

Projeção de mercado da aviação comercial feita Embraer inclui 11 mil unidades de avião comercial de até 150 assentos

A demanda global por novas aeronaves deve movimentar nos próximos 20 anos US$ 650 bilhões, valor de mercado que inclui 11 mil unidades de até 150 assentos, 8.790 jatos e 2.210 turboélices. Trata-se da mais nova projeção de mercado da aviação comercial feita Embraer, divulgada nesta terça-feira (20) durante coletiva de imprensa no Paris Air Show. As estimativas consideram as perspectivas de mercados da empresa para entregas de aeronaves comerciais até 2042.

Em comunicado, a Embraer informou esperar que o tráfego mundial de passageiros, medido em receita de passageiro/quilômetro (RPK, na sigla em inglês), retorne aos níveis de 2019 até 2024, como resultado de uma recuperação prolongada da pandemia, da geopolítica e de mudanças na dinâmica do setor. 

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, destacou no evento a importância das aeronaves na categoria de até 150 assentos para manter a conectividade da malha aérea. Ele também observou como o trabalho remoto e uma indústria mais sustentável afetarão a maneira como viajaremos e a demanda por novas aeronaves.

Em relatório, a fabricante elencou as principais tendências que estão moldando a demanda futura por viagens e aeronaves: fragmentação da economia global com a regionalização das empresas e das cadeias de suprimento; revolução social, com uma uma força de trabalho remota que impulsionará o serviço aéreo em novas comunidades; e também os impactos da sustentabilidade no mercado, já que a busca pela sustentabilidade afetará a demanda, assim como o custo de novos combustíveis e novas tecnologias. 

*Imagem de capa: Depositphotos