A especialização garantindo vaga no mercado de trabalho

Fonte: CIMM - 21/11/07

Cinco anos de faculdade e ainda ter que encarar outros dois num mestrado ou especialização? Pode parecer exagero, mas o grande número de graduados que saem das universidades brasileiras aumentam cada vez mais a concorrência no mercado de trabalho onde somente o profissional mais preparado e especializado tem vaga garantida.

Cada vez mais o sucesso profissional está ligado ao processo de aprendizado, portanto, nunca pare de ler, estudar e fazer cursos. A bagagem de conhecimento de um profissional e seu nível de especialização farão diferença em um processo seletivo ou entrevista de emprego. O esforço deve ser contínuo na busca por novos conhecimentos.

Além da aprendizagem teórica e técnica que se obtém numa especialização, o aluno tem a vantagem de estar em contato com outras pessoas, diferentes das do seu convívio diário. As trocas de experiências também são uma importante forma de agregar conhecimento e o fato de estar perto de pessoas que se destacam, certamente o motivará a seguir o mesmo caminho.

As organizações querem ter certeza de que estão investindo no profissional certo, por isso procuram aqueles que têm melhor base e potencial, que estão interessados em somar capacidades que, conseqüentemente, serão aplicadas no seu negócio. E isto é mais bem adquirido quando se estuda, desenvolve projetos, pesquisas, enfim, buscando as formas de absorver novos conhecimentos.

Confira o número de cursos de pós-graduação reconhecidos e recomendados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação.












M = Mestrado Acadêmico
D = Doutorado
F = Mestrado Profissional
 
Fonte: CAPES - Atualizado em 05/09/07

Acesse aqui os resultados da Avaliação Trienal 2007 dos cursos de pós-graduação realizada pela CAPES.