Intebral inaugura fábrica de cabos de redes e de fibra óptica

A nova unidade, em Tubarão (SC), contou com investimento inicial de R$ 60 milhões.

A nova filial da Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 47 anos de história, iniciou suas operações na cidade de Tubarão (SC). Com investimento inicial de 60 milhões, a unidade contempla linha de produção de cabos de redes e de cabos de fibra óptica.

Com a filial de Tubarão, que iniciou as suas operações em dezembro do ano passado, a Intelbras vai aumentar sua presença no mercado nacional de redes e cabos de fibra óptica, que consome anualmente mais de 1,5 milhão de quilômetros de cabos de fibra óptica e mais de 1 milhão de caixas de cabos de rede.

“Atuar de forma direta na produção de cabos de fibra óptica e redes é parte da estratégia da Intelbras de oferecer soluções cada vez mais completas em conectividade para o cliente. Nossa expectativa é obter um ganho de escala, ampliar o portfólio nesse segmento de mercado e atender nossos clientes com mais agilidade, customizações e melhoria contínua. Tudo isso vai fortalecer ainda mais a marca como uma solução completa, confiável e próxima dos parceiros e consumidores”, comenta Amilcar Scheffer, diretor da unidade de redes da Intelbras.

O principal destaque da produção na filial é a fibra óptica, que já corresponde a 66% da banda larga fixa do Brasil, segundo a Anatel. Entrar nesse mercado é também uma maneira de a Intelbras aumentar sua competitividade. 

Para Thiago Carbogim Maciel, gerente da planta da filial Tubarão, a produção interna de cabos também vai proporcionar um controle de qualidade mais efetivo. “Como estaremos mais próximos de nossos fornecedores, vamos poder realizar amplos testes de qualidade em todos os processos, desde a fabricação até a entrega para o cliente, dentro das especificações necessárias. A unidade será um importante pilar da empresa, que vai nos aproximar ainda mais de nossos parceiros e fidelizá-los”, finaliza o executivo.


Continua depois da publicidade


A filial de Tubarão é a sexta unidade da Intelbras. Além de duas unidades na cidade de São José (SC) (matriz e filial), a empresa também opera em Manaus (AM), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Jaboatão dos Guararapes (PE). A nova unidade ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados às margens da BR 101 (rodovia Ivane Fretta Moreira). Com 15 mil metros quadrados de área construída, deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos na região.