Nova tecnologia converte CO2 em produto químico com menor pegada de carbono

Solução desenvolvida por parceria entre Braskem e startup dos EUA usa fontes luminosas como matéria-prima

Comprometida em atingir a neutralidade de carbono até 2050, a Braskem tem investido em parcerias e tecnologias para aumento da sua capacidade de criar soluções sustentáveis e inovadoras que reduzam os impactos ambientais dos processos produtivos. Assim, a Braskem firmou uma parceria com a New Iridium, startup do Colorado, nos Estados Unidos. Essa iniciativa, bem como outras em andamento, pretende desenvolver tecnologias para conversão do CO2 gerado por operações industriais.

A parceria com a New Iridium tem como foco a conversão de CO2 por meio da fotocatálise, tecnologia de especialidade da startup, uma solução inovadora que tem como base o uso de fontes luminosas (ex.: LEDs) e CO2 de emissões industriais, combinando-os com matérias-primas de baixo custo. Em fase inicial de desenvolvimento, a tecnologia cria um produto químico em versões com menor pegada de carbono, com potencial de mitigar de maneira significativa emissões de CO2 ao incorporá-lo a um produto químico.

"A iniciativa da Braskem com a New Iridium estudará as possibilidades e alternativas de reaproveitamento do CO2 gerado nas operações da companhia por meio da fotocatálise. O projeto insere-se perfeitamente no portfólio de inovação da Braskem para soluções mais sustentáveis, em que tecnologias promissoras como a fotocatálise podem desempenhar um papel de destaque na conversão de CO2", explica Gus Hutras, responsável pela área global de Tecnologia de Processos da Braskem. "Essa parceria tem um grande potencial ao aliar o domínio da Braskem em processos industriais e no mercado de commodities à capacidade e ao conhecimento da New Iridium em tecnologia de última geração com base na fotocatálise".

Uso da tecnologia

A parceria com a Braskem é a primeira experiência da startup no negócio de commodities. Após o investimento inicial, os trabalhos foram iniciados na primeira etapa, com foco na produção de provas de conceito desses processos químicos inovadores. Ambas as companhias esperam estabelecer em 2023 as bases para novos investimentos, a fim de viabilizar as etapas seguintes de desenvolvimento, que incluem o escalonamento e a industrialização da tecnologia.


Continua depois da publicidade


"A fotocatálise é uma tecnologia química emergente à base de luz e que permite o uso do CO2 a partir de novas alternativas químicas. Estamos desenvolvendo fotocatalisadores e processos de fotocatálise para a fabricação de produtos químicos de alto valor utilizando CO2 e que poderão ter custos competitivos em processos relacionados. Essa colaboração com a Braskem contribui para nosso objetivo mútuo de atingir a neutralidade de carbono", afirma Chern-Hooi Lim, fundador e CEO da New Iridium.

"A neutralidade de carbono é um objetivo atrelado à estratégia de negócios da Braskem.  Adotar iniciativas que contemplam práticas mais sustentáveis nos nossos processos produtivos e na cadeia de valor é fundamental para a oferta de soluções que reduzam os impactos ambientais. Estamos sempre abertos a inovações e parceiros que apoiem nossa busca por soluções de neutralidade de carbono e para o cumprimento das nossas metas", conclui Gus Hutras, da Braskem.