Termomecanica apresenta o Centro de Excelência Tecnológica Industrial (CETI)

Espaço atua no estudo e implementação de várias soluções para a indústria, como MES, integração de sistemas, fluxo de materiais, planejamento de matéria prima e outras

A Termomecanica, empresa nacional de transformação de Cobre e suas ligas, divulgou os destaques do seu Centro de Excelência Tecnológica Industrial (CETI), em operação desde setembro de 2022. A iniciativa está atrelada ao propósito da companhia de fomentar a inovação no setor industrial, por meio da implementação de plataformas digitais e automações, modernizando o ambiente de trabalho, os processos produtivos e sua governança.

Dentre os seus objetivos, destacam-se a implantação de uma plataforma digital industrial para apoiar tanto a gestão como a execução dos processos produtivos por meio de automações e redesenho dos processos.

Para isso uma infraestrutura tecnológica corporativa, robusta e dentro dos padrões recomendados internacionalmente vem sendo implementada, em paralelo ao desenvolvimento de softwares personalizados que modernizam a governança industrial, favorecendo a eficiência, automação, estabilidade, rastreabilidade e integração, completando-se com o desenvolvimento de pessoas para esse novo cenário que exige cada vez mais raciocínio analítico, conhecimento técnico e visão processual.

Todas essas ações foram definidas em um plano diretor que direciona o foco do trabalho, a estruturação de recursos financeiros e humanos e o mais importante, o propósito.

Nessa jornada a empresa trabalha no estudo e implementação de várias soluções para a nossa indústria, onde podemos destacar o Planejamento por capacidade, Fluxo de materiais, Planejamento de Matéria Prima; Implantação do MES (Manufacturing Execution System), Integrações com diversos sistemas (Otimizadores; Sistemas de qualidade; Servidores de dados de máquina, ERP-SAP da empresa etc.); automações com a devida alteração de processos.

Fomento à qualificação profissional na indústria

Para CIO da Termomecanica, Walter Sanches, além de fomentar a inovação na indústria, o CETI tem como missão apoiar o desenvolvimento dos profissionais da área. “O mercado vem evoluindo rapidamente, é preciso acompanhar os novos conceitos, processos e a tecnologia que envolve todo esse ecossistema. Estruturamos um plano de investimentos a fim de apostar na evolução da nossa empresa. Neste sentido, definimos o capital humano como nosso bem mais valioso, sendo indispensável prepararmos os futuros talentos para os novos desafios e oportunidades do setor”, explica.


Continua depois da publicidade


Atualmente, o CETI conta com profissionais altamente capacitados para atender as diferentes demandas da indústria. Dentre eles, estão engenheiros, arquitetos de sistemas e desenvolvedores, bem como estudantes de engenharia. “Buscamos aplicar conceitos que tiveram sua eficiência comprovada, por meio de tecnologias apropriadas para potencializá-los.

Desta forma, estamos envolvidos com os mais diversos assuntos relacionados a complexidade de uma indústria de transformação, buscando sempre profissionais com as competências necessárias para contribuir para o desenvolvimento deste segmento”, comenta.

De olho na inovação

Sanches destaca que, para 2023, o objetivo é seguir investindo na viabilização de todos os projetos propostos, visando atingir as metas para o desenvolvimento do CETI. “Acreditamos que essas iniciativas levam a empresa a caminhar para um novo patamar, em que os resultados devem ser percebidos em indicadores como OTIF, EBITDA e OEE”, afirma.

Ainda este ano, os investimentos serão direcionados às plantas produtivas, sendo o CETI o responsável por apoiar na elaboração, execução e controle de projetos inovadores. Além disso, para 2023, o CETI já orçou cerca de R$ 2 milhões para a aquisição e instalação de servidores virtualizados e redes industriais e cerca de 4 milhões para automações.

*Imagem de capa: Depositphotos