Mondelēz anuncia R$ 1 bilhão para aumentar produção no Brasil

Valor é 70% maior que o aplicado em 2022. Prioridades são desenvolvimento de novos produtos, sustentabilidade e aumento da produção

Como parte de sua estratégia de crescimento, a Mondelēz Brasil investirá R$ 1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Curitiba, no Paraná, e em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Além disso, entrada em novas categorias e práticas sustentáveis também farão parte desta agenda. O investimento, que será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no último ano, foi anunciado por Liel Miranda, presidente da companhia no país.

Dona de marcas como Lacta, Oreo, Club Social e Tang, a Mondelēz Brasil é o motor de crescimento da companhia na América Latina e um dos drivers para o cumprimento da Visão 2030, estratégia da empresa para crescer, no ponto de vista global, duplo dígito nos próximos anos. “Nosso investimento contempla não só a expansão da capacidade das nossas operações, como também o nosso olhar estratégico para crescimento inorgânico, orgânico, com entrada em novas categorias. Tudo isso dentro do nosso propósito de fazer o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa”, destaca Liel Miranda.

O valor será direcionado, principalmente, para as linhas de chocolate - responsável por 30,8% do market share da companhia no ano passado - e biscoitos. A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) recebe um olhar especial. “Vamos aumentar em 50% a capacidade de produção das linhas de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco”, completa o executivo. Já para a maior fábrica de chocolates da Mondelēz International, em Curitiba, o aumento será de 20%.

A companhia também segue focada em oferecer ao consumidor produtos em diferentes formatos e tamanhos, seja para consumo individual, em pequenas porções, ou em embalagens promocionais e tamanho família. “Estamos sempre atentos ao comportamento do mercado, buscando identificar novas ocasiões de consumo e de compra. Dessa forma, conseguimos desenvolver alternativas que vão desde o consumo imediato até o abastecimento da despensa”, finaliza o executivo.

Sustentabilidade

Parte dos recursos anunciados recentemente será direcionada à sustentabilidade, com ações capazes de transformar práticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento social do ecossistema do negócio. “Temos o objetivo de avançar na construção de uma empresa de snacks mais sustentável, fundamentada na criação de valor para o negócio.”, enfatiza o executivo.


Continua depois da publicidade


Entre as iniciativas com este foco está o programa Investindo com Propósito, que tem como objetivo fomentar a economia local e incentivar fornecedores diversos e inclusivos. Cocoa Life, que busca melhorar a produtividade, rentabilidade dos produtores, aprimorar o manejo do cultivo de cacau e exportar inovações e tecnologia para o setor do cacau também fará parte do cronograma de investimento. “Como grande produtora de chocolate, sabemos da importância de um cultivo socioeconômico responsável. Nosso compromisso é construir uma produção de cacau no Brasil que seja, primeiro, sustentável e segundo, que abasteça toda a necessidade de cacau da companhia no país”, completa o executivo.

Além disso, a Mondelēz Brasil vai aprimorar projetos de inovação para reduzir a emissão de carbono e cumprir o compromisso público de Net Zero até 2050. “A produção de 100% dos nossos snacks, feitas em nossas duas fábricas no Brasil, é feita de maneira limpa, já que a fonte de energia é advinda de fontes eólicas e solares. Além disso, quando falamos de redução de carbono, posso dizer que encerramos 2022 com uma redução de 18,2% comparado ao mesmo período de 2018”, pontua Liel Miranda.