ABB Robótica leva lançamentos com inovação e interatividade à Expomafe

Objetivo da ABB é mostrar que a automação robótica já está ao alcance de empresas de pequeno, médio e grande porte

A ABB Robótica marca presença na terceira edição da Expomafe 2023 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial - um dos maiores eventos da América Latina do setor, que será realizado de 09 a 13 de maio de 2023 no São Paulo Expo, em São Paulo. Em seu estande, a multinacional suíça-sueca mostrará que a automação robótica já está ao alcance de empresas de pequeno, médio e grande porte, com a flexibilidade para inúmeras aplicações.

Lançado recentemente pela empresa e exposto ao público pela primeira vez no Brasil, o Item Picker, uma solução inovadora que incorpora um robô de alta performance, um sistema de visão com um software próprio que através de inteligência artificial permite que o robô entenda e se adapte aos mais variados produtos, sem a necessidade de cadastro prévio de modelos CAD, como nas soluções tradicionais. O sistema permite detectar e manipular itens que estão dispostos aleatoriamente, permitindo ao usuário final agilidade no processo de separação de produtos ou peças. O sistema conta com leitores de códigos de barras estrategicamente montados para permitir a leitura e identificação para a correta destinação dos produtos de acordo com as necessidades dos nossos clientes e parceiros. O Item Picker pode atingir 1400 pegas por hora dependendo da distância e do tamanho da peça a ser manipulada e pode ser configurado com diferentes modelos de robô ABB.

Já o robô colaborativo GoFa - CRB 15000 exibirá toda sua versatilidade e segurança em uma aplicação de soldagem. Projetado para trabalhar com segurança ao lado de humanos e por ser muito fácil de instalar, programar e usar, o cobot vem ajudando as empresas a automatizar os processos. No Brasil, por exemplo, o GoFa já está em funcionamento em empresas dos segmentos de eletrodomésticos e ferramentas portáteis, em aplicações diversas como inspeção, montagem e carregamento de máquinas, além de estar contribuindo no segmento agro, plantando mudas de flores em um projeto desenvolvido em parceria com a Unicamp e a Bio Plugs.

Outros robôs no estande da ABB

Outros robôs colaborativos da ABB estarão no estande, interagindo diretamente em aplicações divertidas com o público. O robô colaborativo YuMi dual-arm, por exemplo, assumirá o balcão do bar para tirar e servir chopp aos visitantes do estande. Originalmente lançado em 2015 para ajudar os trabalhadores em tarefas leves de montagem, o cobot da ABB abriu caminho a uma série de aplicações em indústrias diversas. Já o YuMi single-arm irá desafiar os visitantes da feira na batalha de jogo da velha.


Continua depois da publicidade


“Os robôs colaborativos são uma tendência global. Por serem facilmente programáveis, eles podem ser ajustados para uma enorme variedade de tarefas e operações de diferentes tamanhos. Além disso, é possível instalá-los em espaços menores, já que não necessitam de barreiras ou grades de proteção, facilitando e incentivando sua interação com pessoas”, explica Nelson Kumagai, gerente de Robótica da área de General Industries da ABB no Brasil. “Inclusive, a família de cobots da ABB está em expansão, em breve estarão disponíveis as novas versões do GoFa, com alcance e carga ainda maiores. Com versões de alcance de 1,27m e carga de 12kg e 1,52m e carga de 10kg, estas novas versões poderão expandir o uso da robótica colaborativa para mais aplicações, facilitando ainda mais o uso em outros setores da indústria” complementa.

Com a ajuda da realidade virtual, também será possível conhecer toda a versatilidade da ferramenta de programação e simulação offline mais popular do mundo para aplicações robóticas, o RobotStudio. Com base na melhor tecnologia de controlador virtual da categoria, o pacote RobotStudio oferece total confiança de que o que se vê na tela corresponde à maneira como o robô se moverá na vida real. Permitindo que se construa, teste e refine a instalação do robô em um ambiente virtual, acelerando o tempo de comissionamento e a produtividade em grande escala.

Realidade aumentada na prática

Já aplicado pelo Brasil e mundo afora, recursos como realidade aumentada já estão sendo utilizados e são uma realidade. Por exemplo, na fábrica da Volvo em Curitiba, as equipes de engenharia adotaram o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração, com animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô.

O portfólio de soluções da ABB Robótica também poderá ser acessado na plataforma de realidade virtual Virtual Exhibition, que estará disponível em tela touch no estande. “Na nossa visão, as fábricas do futuro serão totalmente digitalizadas, com robôs trabalhando ao lado de pessoas e sistemas inteligentes. Os usos de big data e inteligência artificial, da robótica avançada, dispositivos de realidade aumentada, simulações em ambiente virtual, segurança cibernética e IoT permitirão a análise de enormes volumes de informações de forma integrada e segura para a tomada de decisões”, completa Kumagai.