Electrolux investe R$ 700 milhões em fábrica sustentável no PR

A nova fábrica será a primeira da empresa na América Latina com zero emissões de carbono e que vai operar utilizando 100% de energia renovável

A Electrolux anunciou nesta terça-feira (2) um investimento de R$ 700 milhões para a instalação de uma fábrica totalmente sustentável em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A nova unidade será utilizada para expansão da capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração e para a produção local de modelos que são atualmente importados. A nova unidade vai operar 100% com energia renovável, a primeira fábrica com este conceito da marca na América Latina.

O projeto será implantado em duas fases. A primeira deve ser concluída em outubro de 2024 e, em outubro do no ano seguinte, acontece a entrega da segunda fase. Além dos 1,9 mil empregos diretos e indiretos previstos para quando entrar em operação, cerca de mil profissionais estarão envolvidos na construção da fábrica, que terá 46 mil metros quadrados de área construída nesta primeira etapa.

“Temos uma relação de longo prazo com o Paraná, e a construção de uma nova unidade fabril busca expandir a capacidade produtiva das fábricas já presentes no Estado”, explicou o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha. “Até o quarto trimestre do ano que vem já deveremos estar com a fábrica operando, com a expectativa de produzir mais de 1 milhão de produtos. E na segunda fase, que viria um ano mais tarde, deve haver uma adição de novos produtos e linhas de produção”.

Além do mercado interno, a nova unidade deve atender outros países da América Latina e do Caribe, como Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e o Equador, com a exportação sendo feita pelo Porto de Paranaguá. “Além do incentivo fiscal do Governo do Estado, toda a parte logística foi primordial para fazer o investimento em São José dos Pinhais, porque 100% das nossas exportações a partir do Brasil são feitas pelo Porto de Paranaguá”, afirmou o diretor de Operações da Electrolux América Latina, Ramez Chamma Junior.

Sustentabilidade

A nova fábrica no Paraná da fabricante de linha branca será a primeira na América Latina com zero emissões de carbono e que vai operar utilizando 100% de energia renovável. Além disso, o local contará ainda com uma área de preservação permanente, que vai ocupar 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno.


Continua depois da publicidade


A nova unidade seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade do Electrolux Group, sendo construída para atender, desde o princípio, a meta de zero carbono – a meta global da multinacional é zerar as emissões de suas fábricas até 2030. A fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitamento e tratamento dos efluentes industriais e sanitários e um sistema dedicado de coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será de fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares.

Operando no Paraná desde 1996, a Electrolux possui três fábricas na Região Metropolitana de Curitiba, além de dois dos três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da empresa no mundo. Essas unidades são responsáveis pela produção de 67 modelos diferentes de produtos e geram cerca de 15 mil empregos, entre diretos, indiretos e terceirizados.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (esq.) e o presidente da Electrolux América Latina (ao centro), Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado. À direita, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer. Imagem: Gilson Abreu/AEN