Usinagem em alumínio foi tema de evento da Sandvik Coromant e Grob

Discussão envolveu desafios da usinagem de componentes em alumínio com foco nos desafios relacionados às máquinas-ferramenta

A Sandvik Coromant, líder em usinagem, sediou um evento no início de abril em suas instalações em Jundiaí, em parceria com Grob, que proporcionou ao setor uma discussão sobre soluções para os desafios mais comuns na usinagem em alumínio. No evento "Desafios na usinagem de componentes em alumínio", a Sandvik Coromant Brasil e o Centro de Aplicação Tecnológica da Grob, proporcionaram uma oportunidade para parceiros e clientes de compartilhar conhecimento.

A agenda do dia se concentrou nos desafios da usinagem de componentes em alumínio com foco nos desafios relacionados às máquinas-ferramenta e aos processos aplicados. O evento foi organizado e realizado em parceria com o fabricante de de máquinas e sistemas de produção e automação Grob e incluiu um painel exclusivo de discussão entre especialistas de cada organização.

Francisco Cavichiolli, especialista em produtos da Sandvik Coromant, e Rogério de Paula, especialista de aplicação da Grob, discutiram o papel das ferramentas e das máquinas-ferramenta no sucesso e na qualidade da fabricação de componentes em alumínio. As demonstrações ao vivo aconteceram no centro de usinagem universal 5 eixos G550 Grob.

Usinagem em alumínio no setor automotivo

Um dos principais setores em que a usinagem em alumínio é comum é o setor automotivo. E é também a principal área de atividade da Sandvik Coromant no Brasil. A utilização do alumínio no setor automotivo vem aumentando a cada ano na fabricação de diversos componentes com esse importante material. Além de ser um dos metais mais leves do mundo, o alumínio é leve, resistente à corrosão e infinitamente reciclável e essas características contribuem para a sustentabilidade da manufatura. No entanto, apesar dos benefícios, a usinagem em alumínio não vem sem seus desafios.


Continua depois da publicidade


“Muitas peças de alumínio são complexas na estrutura, envolvem diversas máquinas e processos complexos com tolerâncias estreitas", explicou Cavichiolli. "Como cada vez mais peças são feitas de alumínio, as fábricas precisam de várias ferramentas diferentes para garantir que as peças sejam feitas com precisão - seja a fabricação do bloco do motor, do cabeçote de cilindros ou o número cada vez maior de peças adicionais de alumínio em diferentes setores.

Este evento deu aos especialistas do setor uma plataforma para compartilhar seus conhecimentos com os participantes e ajudar a apoiar o desenvolvimento de soluções de usinagem em alumínio agregando toda a experiência e conhecimento da Sandvik Coromant e Grob. Também proporcionou aos clientes e parceiros do setor uma oportunidade de discutir as tecnologias disponíveis para melhorar a precisão do processo e reduzir o custo por peça da usinagem em alumínio para aplicações automotivas, de engenharia em geral e além.

"Na Sandvik Coromant, nossa visão central é moldar o futuro da manufatura juntos e acreditamos que a colaboração é fundamental para o progresso. A realização de sessões de conhecimento e painéis proporciona uma oportunidade de todo o setor do alumínio se reunir para discutir possíveis soluções para alguns dos desafios e incorporar a visão de nossa empresa."

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM