Tornos Group participará da Expomafe com quatro máquinas

A multinacional suíça Tornos Group estará presente na Expomafe 2023 em dois estandes da feira

A multinacional suíça Tornos Group estará presente na EXPOMAFE 2023 em dois estandes da feira. Os destaques da companhia serão as máquinas DT 13 HP, DT 26 HP com eixo B, GT 26 e Swiss Nano 7. Com foco no promissor crescimento da indústria brasileira, a corporação estará com estande próprio na Rua H028. A feira ocorrerá de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo. 

DT 13 HP 

A DT 13 HP é destinada a produção de componentes para o mercado automotivo, dental e medical. O elemento mais exclusivo é a potência de fuso, que é superior a 10,5 Kw. Constituída com cinco eixos lineares e dois spindles, a máquina é equipada com bucha guia motorizada e, em menos de 15 minutos, pode ser convertida para possibilitar a operação com pinça. Com uma capacidade de barra de 25,4 mm, possui uma área de trabalho modular para usinagem frontal e traseira. 

DT 13 HP é destinada a produção de componentes para o mercado automotivo, dental e médico. Imagem: Tornos Group/ Divulgação

GT 26

A GT 26 é um torno automático cabeçote móvel para produção de peças simples até convencionais de todos os tipos. Devido ao eixo B (opcional) é possível produzir peças de alta complexidade. Os recurso técnicos e a cinemática de 6 eixos fazem com que este torno seja ideal para todos os desafios da manufatura. O controle da máquina é 100% através do CNC, além de área de grande usinagem, possuí como opcional periféricos para refrigeração com alta pressão e transportador de cavaco. Possui bucha guia motorizada embutida de refrigeração por óleo com motor síncrono e motorização potente, com operação a 10.000 rpm. Este torno oferece possibilidade de até 40 ferramentas, das quais 14 rotativas, fuso e contrafuso de mesma potência.

Swiss Nano 7

A SwissNano é destaque no mercado mundial, inclusive brasileiro. Esta máquina foi projetada para atender à demanda de pequenas peças que requerem alta precisão. Por exemplo, sua cinemática permite que a máquina produza dois terços dos componentes do movimento do relógio, do simples ao mais complexo, incluindo o corte, com excelentes acabamentos. Sua capacidade se estende além das aplicações horológicas para incluir qualquer tipo de peça que exija extrema qualidade e precisão, como os diversos tipos de implantes para área médica e dental. A estrutura cinemática foi projetada para um equilíbrio exemplar e o gerenciamento térmico permite que a temperatura de operação seja atingida muito rapidamente. Com bucha guia fixa/rotativa ou operação sem bucha guia, com comprimento de 1,1 metro e largura 0,65 m.

Parceria com SolidCAM

A DT26 HP estará exposta no estande da SolidCAM, localizado na Rua K040, para demonstração do software SolidCAM com módulo para cabeçote móvel que permitem a programação operações de setup, fresamento e torneamento em todos os fusos e as sincroniza dentro de um Gerenciador de Sincronização de Canais. 

Tornos com força total no Brasil

A líder mundial em desenvolvimento, fabricação e venda de tornos automáticos do tipo suíço de máquinas de múltiplos eixos é referência no Brasil quando o assunto é alta tecnologia e indústria 4.0. Quando comparado a outros países com tecnologias digitais de manufatura avançada, a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que esta pode ter sobre a competitividade. 

Observando este cenário, a Tornos Group investiu na criação do showroom, localizado em Campinas, e em equipe nacional para as operações, vendas, assistência técnica, reposição de peças e a atualização dos maquinários mais antigos para padrões mais recentes, no sentido de uma economia circular. 


Continua depois da publicidade


Além das máquinas, a Tornos oferece soluções de fluxo de trabalho de produção, incluindo o software TISIS integrado para a Indústria 4.0, que permite programar e se comunicar diretamente com a máquina.