Expomafe 2023 reúne mostras e debates sobre tecnologia industrial

Foco do evento é aprimorar conhecimento e atualizar os visitantes com o que há de mais moderno e tecnológico na indústria.

O setor industrial brasileiro impacta de forma positiva os setores da economia como o comércio e o agronegócio. Com uma série de atividades produtivas, a indústria é setorizada em três perfis: indústria extrativa, de transformação e da construção. O setor industrial brasileiro, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também é um dos setores que mais geram empregos no Brasil. Ainda segundo pesquisa da CNI, a indústria no país é responsável por empregar mais de nove milhões de brasileiros, respondendo por 20,4% dos empregos formais em território nacional. A pesquisa informa também que a cada R$ 1 produzido pela indústria, são gerados R$ 2,43 na economia brasileira.

Dado o contexto, a 3ª edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, EXPOMAFE, destaca a importância do segmento, além de atualizar o mercado sobre o que há de mais moderno em automação e tecnologia.

Nesta edição, entre os dias 9 e 13 de maio, o visitante poderá aprender ou atualizar seu conhecimento nas áreas de controle de qualidade (integrando a fabricação e medição); nos equipamentos para movimentação e armazenagem; na automação industrial, na robótica, e na integração de células de manufatura; nos equipamentos hidráulicos e pneumáticos (com válvulas, bombas e compressores); na manufatura aditiva com a prototipagem e impressoras 3D; nas ferramentas manuais e de corte; nas máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; na soldagem e corte e nas próprias máquinas-ferramenta. 

Perfil dos visitantes

Na última edição da EXPOMAFE, realizada em maio de 2019, a feira recebeu visitantes de todos os estados do Brasil, além de profissionais da Índia, China, Taiwan, Suíça, Alemanha, EUA, Itália, Suécia, Espanha e Áustria. Por ramo de atividade, 35% dos visitantes foram da indústria metalúrgica; 15% da automotiva; 8% da eletroeletrônica; 6% da indústria de autopeças; 3% da automação industrial; 2% de alimentos e bebidas; e o mesmo percentual também foi registrado para os segmentos de embalagens, petróleo e gás, e máquinas e equipamentos.  


Continua depois da publicidade


Em pesquisa, também realizada na última edição do evento, identificamos alguns destaques: 46% dos visitantes procuravam saber mais sobre automação, controle e medição; 45% estavam interessados mesmo em máquinas e equipamentos; e 37% em máquinas-ferramenta. A estimativa da organizadora, Informa Markets LATAM, é atrair mais de 55 mil profissionais do setor para esta edição da EXPOMAFE, que contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais reunindo tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. 

“Mantemos, neste ano, o foco do evento em aprimorar conhecimento e atualizar os visitantes com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado. Para isso, foram preparadas atrações que vão demonstrar a evolução de cada segmento, proporcionando ao público interação e novos conteúdos nas palestras do Parque de Ideias, Demonstrados da Indústria 4.0, Ilha de Soldagem e muito mais. Certamente, a expectativa é de termos a maior edição da EXPOMAFE dos últimos anos”, afirmou Liliane Bortoluci, show director do evento. 

A EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que tem o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

Programação EXPOMAFE 2023 - Parque de Ideias

Neste espaço de compartilhar ideias e conhecimento, haverá palestras com renomados dos setores mais requisitados da indústria brasileira. Com presença confirmada, o diretor geral da Pilz do Brasil, Paulo Fernandes, vem falar de inovações em segurança de máquinas e equipamentos. O master black belt da Sigma Excellence, Afrânio Costa, compartilha sobre algoritmos na indústria 4.0.

Já o CEO da Gimi Soluções em Energia discursa sobre a importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas. E encerrando o primeiro dia de evento, 9, entra no palco do Parque de Ideias a professora e head de ofertas de manufatura da TOTVS, Kelly Lira, com o tema "Jornada para a indústria digital - transformando sua manufatura de ponta a ponta".

Dia 2

No segundo dia, 10 de maio, o diretor da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, Tulio Duarte, fala sobre a inovação aberta na indústria de máquinas. O docente da Equalweb Brasil, Adiloderne Filho, aborda a sustentabilidade e sua importância para a indústria 4.0, bem como para a sociedade 5.0. Ainda da Equalweb Brasil, o senior business partner, Fábio Uzunof, traz a diversidade e a inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0. No mesmo dia, ainda se apresentam o consultor e sócio diretor da MRM Consultoria, Marco Antônio Madureira, com a gestão de risco nas atividades humanas; e fecha a programação do dia a esperada CEO da Balluf, Adriana Belmiro da Silva, com o tema que traz as mulheres na indústria e a jornada de desafios e possibilidades.

Dia 3

Ainda com as mulheres em foco, o terceiro dia, 11, reserva a importância da presença feminina na indústria automotiva, com a CEO da Automotive Business, Paula Braga. Continuando no campo feminino, a coach e palestrante da Tallentum Partners, Cristina Moraes, vem falar sobre como reunir conhecimento e forjar a sua carreira. Já o CCO da Techboard Latam, José Roberto Dias, aborda a realidade aumentada aplicada na indústria 4.0. A eficiência energética na sala do compressor também é um tema que será compartilhado com o managing director da CS Instruments, Antonio Gómez Ramiro. O terceiro dia termina com o gerente de P&D da Fesmo / GPA, Joan Josep Roa, falando sobre polimento de ferramentas.

Dia 4

O quarto dia, 12, está reservado para as soluções que o SENAI traz à indústria. Para falar de segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação, está confirmada a presença do especialista em tecnologia do SENAI, Danilo Rodrigues Oliveira. Outro especialista da mesma área, Renan Baptista, compartilha o conhecimento em tecnologia de automação e sensores com a IOT (Internet das Coisas). A manufatura aditiva na prática também estará presente na voz do agente de inovação da instituição, Joaquim Francisco Porto. A também agente de inovação do SENAI, Jaqueline Vieira de Souza, traz a jornada da transformação digital na indústria. E o coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Ulisses Morais Junior, fecha a programação do dia com o tema eficiência energética e gestão integrada. 

Dia 5

Para finalizar a semana, no último dia, sábado, 13, o gerente de vendas da MM Engenharia, Lucas Mattos, fala sobre gestão de relacionamento com o cliente e as estratégias aplicadas ao mercado de máquinas e ferramentas. E o docente do Instituto de Ensino Mauá, Ari Nelson Rodrigues, encerra o Parque de Ideias falando do papel da cloud na manufatura. 

Estande Temático EXPOMAFE

Uma das atrações que fará parte do Estande Temático na 3ª edição da EXPOMAFE será a evolução de motores, veículos e máquinas-ferramenta

Para tanto, será apresentado o motor Willys de 1958, o primeiro motor para automóveis feito no Brasil; e também o motor Zetec Rocam, fabricado nacionalmente e exportado para veículos da Ford na Europa, México, África do Sul e Índia. Para completar a exibição de motores, os visitantes poderão conferir o novíssimo motor elétrico da Ford que equipa modelos como o Mustang Mach, podendo chegar aos 487 cavalos de potência, com 87,6 kgfm de torque.

Outro destaque na mesma atração será o modelo Ford Phaeton de 1929, e um dos modelos mais recentes da montadora no Brasil, que é o Mustang MACH E, um SUV totalmente elétrico. Além disso, o estande temático apresentará a evolução das máquinas que transformaram a indústria de Máquinas-Ferramenta nacional com a apresentação dos tornos automáticos Cames A25 e um dos mais recentes do Brasil, o CNC TNG32.

Confira todas as atrações que a 3ª edição da Expomafe reserva aos visitantes pelo site do evento

Serviço

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h)
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Credenciamento de visitantes gratuito