Parceria irá atrair investimentos em semicondutores, transição energética e economia circular

Acordo entre InvestSP e InovaUSP prevê a troca de informações sobre projetos de pesquisa e inovação e o desenvolvimento de ações estratégicas para aumentar a competitividade da economia paulista.

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado de São Paulo, e o InovaUSP, espaço criado pela Universidade de São Paulo (USP) para integrar laboratórios e diversas iniciativas de pesquisa e inovação, firmaram parceria para incentivar e atrair investimentos em projetos focados em semicondutores, transição energética e economia circular, temas prioritários entre as trilhas de desenvolvimento definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.

Um dos objetivos é reduzir a dependência que a indústria paulista e brasileira tem de semicondutores fabricados fora do país. Esses processadores são fundamentais para a produção desde eletrodomésticos simples até equipamentos militares de alta tecnologia, passando por telefones celulares, computadores e veículos, por exemplo. Boa parte dos semicondutores utilizados no mundo é fabricada na China, mas os problemas na cadeia produtiva causados pela pandemia de Covid-19 fazem com que dezenas de países, inclusive o Brasil, sofram, ainda hoje, com a falta desses equipamentos.

Além disso, a expectativa é que a transição para uma matriz energética mais limpa e um melhor aproveitamento dos recursos naturais ajudem a reduzir custos no setor empresarial e a garantir que os produtos paulistas sejam aceitos nos mercados mais exigentes do mundo, em um cenário no qual a preocupação com o impacto ambiental e social ganha força.

“Estamos falando de uma nova reindustrialização, que criará uma cadeia produtiva com alto valor agregado e empregos mais bem remunerados. Dessa forma estamos criando um espaço de mais prosperidade para as famílias paulistas e elevando São Paulo a um patamar econômico que garantirá um estado cada vez mais competitivo”, diz a diretora de Projetos de Investimentos da InvestSP, Marília Garcez.


Continua depois da publicidade


A parceria prevê, entre outras coisas, que as entidades trabalhem juntas para desenvolver um ambiente econômico capaz de atrair e promover iniciativas relacionadas a semicondutores, transição energética e economia circular acelerando o compromisso do Estado de São Paulo com a descarbonização dos seus fatores de produção.

“A parceria entre o InovaUSP e a InvestSP é um importante passo para consolidar o diálogo e ações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do estado de São Paulo, visando inovações que melhorem a qualidade de vida da população”, diz o coordenador do InovaUSP, Marcelo Zuffo.

A InvestSP, com foco em questões como logística, oferta de mão de obra, acesso a insumos e integração da cadeia de suprimentos, usará as informações de maneira estratégica para desenvolver planos de atração de investimentos, aproximar os setores público, privado e a academia e apoiar os projetos de pesquisa que necessitem de suporte para que as inovações saiam do papel.

*Imagem de capa: Depositphotos