Projeto desenvolve novo analisador de módulo elástico

Fonte: ATCP do Brasil - 14/11/07
   
A ATCP do Brasil, empresa que está se graduando na incubadora do ParqTec de São Carlos (SP), está desenvolvendo um projeto inovador para os setores materiais refratários, petroquímica, siderurgia e aeronáutica.

Com tecnologia 100% nacional, os pesquisadores estão desenvolvendo o Analisador de Módulos "Sonelastic", que conta com financiamento de R$ 550 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Este instrumento mede as propriedades elásticas dos materiais para definir as suas aplicações, por exemplo, em ligas metálicas das asas de aeronaves.

O analisador se diferencia dos modelos simulares existentes no mercado porque obtém os resultados da análise em altas temperaturas (até 1500ºC), realizando inclusive averiguações em materiais não homogêneos, como o concreto. "Além disso, ele realiza a análise sem destruir a amostra do material e enxerga as propriedades elásticas de forma macroscópica e em regime dinâmico", explica Henrique Alves, pesquisador da ATCP.

Este projeto é desenvolvido em parceria com o Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).