Nissan revela nova estratégia para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas

Custos são reduzidos graças ao compartilhamento e modularização de componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-POWER.

A Nissan revelou sua nova estratégia para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas, que a marca batizou de "X-em-1". Por meio da estratégia, serão compartilhados e modularizados componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-POWER, resultando em uma redução de 30% nos custos de desenvolvimento e manufatura em 2026, em comparação com 2019.

Por meio da estratégia X-em-1, a Nissan pretende aumentar ainda mais a competitividade de seus veículos elétricos e equipados com a tecnologia e-POWER. A Nissan desenvolveu um protótipo de motorização 3-em-1, que modulariza o motor elétrico, inversor e redutor, que deverá ser utilizado em veículos elétricos. Já o protótipo 5-em-1 – que também modulariza o gerador e o sistema de engrenagens – está previsto para ser utilizado em veículos equipados com o sistema e-POWER.

A estratégia X-em-1, que cobre as variantes 3-em-1, 5-em-1 e outras, foi desenvolvida para permitir que os principais componentes de veículos elétricos e da motorização e-POWER sejam fabricados na mesma linha de produção.

Em 2010, a Nissan se tornou a primeira montadora a comercializar um veículo elétrico em massa, o Nissan LEAF. A Nissan tem ouvido atentamente seus clientes de veículos elétricos de todo o mundo para continuar expandindo suas tecnologias de eletrificação. Em 2016, a Nissan lançou seu exclusivo sistema de hibridização e-POWER utilizando sua tecnologia de motorização elétrica, proporcionando o mesmo prazer de dirigir de um carro elétrico graças ao sistema de tração 100% elétrico embarcado no propulsor.

A estratégia X-em-1 para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas oferece os seguintes benefícios:

  • O compartilhamento e modularização de componentes-chave aumenta a eficiência da produção e reduz os custos dos motores em aproximadamente 30%, em comparação com 2019. A Nissan pretende atingir a paridade de preços entre seus motores e-POWER e a combustão interna até meados de 2026;
  • A redução do tamanho e peso do motor potencializa a performance de condução do veículo, minimizando vibrações e ruídos;
  • A adoção de um motor elétrico recentemente desenvolvido reduz o uso de elementos provenientes de terras raras a 1% ou menos do peso magnético;
  • O compartilhamento de componentes-chave e tecnologias de controle proporcionam uma experiência de condução agradável e exclusiva dos veículos elétricos Nissan.

"Aproveitamos ao máximo nossa expertise e know-how de mais de uma década no desenvolvimento e produção de tecnologias de eletrificação. Por meio de nossas inovações no desenvolvimento de motorizações eletrificadas, vamos continuar criando novo valor para os clientes e entregando modelos com tração 100% elétrica – veículos elétricos e equipados com o sistema e-POWER – da forma mais abrangente possível", comenta Toshihiro Hirai, Vice-Presidente Sênior da empresa.


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Segundo sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a empresa tem a meta de ampliar sua gama com a chegada de 27 novos modelos eletrificados, incluindo 19 veículos elétricos, até o ano fiscal de 2030. A Nissan quer entregar o valor único de seus veículos eletrificados para uma clientela a cada dia maior, lançando os modelos certos para o mercado certo, no momento certo.