Petrobras estuda instalar sete parques eólicos no Brasil

Acordo com a Equinor pode abrir caminho para novos recursos de energia limpa no país.

A Petrobras e a norueguesa Equinor assinaram carta intenções para discutir a possibilidade e a viabilidade técnico-econômica e ambiental da instalação de sete parques eólicos no Brasil, com potencial para gerar até 14,5 GW.

Os projetos de geração de energia eólica offshore em análise serão para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Com esses estudos, a expectativa é avançar nos projetos de transição energética do país. “Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Acordo ampliado

 O acordo é fruto da parceria firmada entre a brasileira e a Equinor em 2018 – e teve seu escopo ampliado para além dos dois parques eólicos Aracatu I e II (localizados na fronteira litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo), previstos inicialmente. Além desses dois projetos, o novo acordo prevê avaliação da viabilidade de parques eólicos de Mangara (na costa do Piauí); Ibitucatu (costa do Ceará); Colibri (fronteira litorânea entre o Rio Grande do Norte e Ceará), além de Atobá e Ibituassu (ambos na costa do Rio Grande do Sul) – num total de sete projetos, com prazo de vigência até 2028.

“Vamos juntar nossa capacidade de inovação tecnológica offshore, reconhecida mundialmente, e a nossa experiência no mercado de geração de energia elétrica brasileiro com a expertise da Equinor em projetos de eólica offshore em vários países. Vale destacar, porém, que a fase é de estudos e a alocação de investimentos depende de análises aprofundadas para avaliar sua viabilidade, além de avanços regulatórios que permitirão os processos de autorização para as atividades, a ser feita pela União”, complementou Prates.
 
“A Equinor e a Petrobras têm uma longa história de parceria de sucesso. Estamos felizes em expandir nossa colaboração para renováveis, possibilitando uma ampla oferta de energia no Brasil. Juntos, estamos engajados ativamente para contribuir com a realização da energia eólica offshore e da transição energética do Brasil, criando as condições iniciais necessárias para que a energia renovável se desenvolva de maneira sustentável”, afirma Anders Opedal, CEO da Equinor.

Neutralizar emissões 

 A iniciativa de diversificação rentável do portfólio da Petrobras foca na transição energética e se soma ao plano de redução das emissões operacionais de gases de efeito estufa. O objetivo da estatal é atingir metas de curto prazo e com ambição final de neutralizar as emissões nas atividades sob seu controle até 2050. No Plano Estratégico da empresa para o período de 2023 a 2027, a eólica offshore é um dos segmentos priorizados para estudos aprofundados.
 
O potencial brasileiro para geração de energia eólica offshore traz oportunidades promissoras de diversificação da matriz energética do país. A tecnologia associada à geração eólica offshore utiliza a força dos ventos no mar para a produção de energia renovável – e as principais vantagens são a elevada velocidade e estabilidade dos ventos em alto-mar, livres de interferência de barreiras como rugosidade do solo, florestas, montanhas e construções, por exemplo. 


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos