Klabin inicia operação de nova onduladeira em projeto de expansão fabril

Máquina, instalada na unidade do Ceará, está alinhada ao conceito da indústria 4.0 e será a mais moderna da empresa.

A Klabin iniciou a operação de uma nova onduladeira na unidade de produção de embalagens de papelão ondulado em Horizonte, no Ceará. A máquina, adquirida especificamente para o projeto de expansão da fábrica, é de altíssima produtividade e será a mais moderna da empresa, agregando competitividade à cadeia de valor. Além disso, é parte fundamental para o aumento de capacidade na unidade, que alcançará 100 mil toneladas anuais.

A empresa, que já atua fortemente nos mercados de fruticultura, calçados, eletroeletrônicos, alimentos e cartonagens no Nordeste, prevê o crescimento desses segmentos e a nova onduladeira é peça-chave para os planos de expansão da Klabin na região, sendo responsável pela produção de chapas de papelão ondulado, que dão origem às embalagens. O novo equipamento está alinhado às premissas da indústria 4.0, operando 420 metros por minuto, acima dos padrões atuais de mercado, com atividade autônoma e sensores que efetuam a leitura e a correção automática. Além disso, há atributos de sustentabilidade relevantes, como a menor geração de refugo, redução no consumo de energia e vapor.

“O início de operação da onduladeira traz um incremento relevante de capacidade para a Klabin abastecer as regiões Nordeste e Norte. O período de início da operação ocorre no momento ideal para o melhor fornecimento de nossos clientes durante a próxima safra de frutas, prevista para o segundo semestre”, explica Douglas Dalmasi, diretor do Negócio de Embalagens da Klabin.

Em operação desde 2020, a Unidade Horizonte está localizada na Região Metropolitana de Fortaleza e a expansão da capacidade faz parte do atual ciclo de crescimento da Klabin. “A região Nordeste é estratégica para nossa operação e esta fábrica, em específico, nos garante boas alternativas logísticas, por conta da proximidade com a capital do Estado e do Porto de Pecém”, comenta Dalmasi.

Ciclo de crescimento em constante evolução

Com mais de 120 anos, a Klabin vivencia o maior ciclo de expansão de sua história, com importantes investimentos em aumento de capacidade e implementação de tecnologias inovadoras e sustentáveis em sua operação. Além da expansão da Unidade Horizonte, a Companhia segue avançando na concretização do investimento de R$ 342 milhões em projetos especiais e de expansão, anunciados em 2021, trazendo novas tecnologias de impressão e de conversão, além da construção de uma nova unidade de papelão ondulado em Piracicaba, no interior de São Paulo. Os investimentos permitiram à Companhia aumentar de 1.050 mil toneladas para 1.300 mil toneladas sua capacidade de produção de papelão ondulado.