Ford nega conclusão de negócio com BYD

Nota divulgada, nesta segunda-feira (6), pela Ford diz que a empresa continua "ativamente em processo de negociação com potencial comprador".

Após grande repercussão na imprensa brasileira na última sexta-feira (3), de que a montadora chinesa BYD estava prestes a comprar a última fábrica da Ford no Brasil, em Camaçari (BA), a montadora norte-americana emitiu uma nota em que afirma que o negócio ainda não foi fechado.

"A Ford comunica que continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador e, portanto, a venda não foi concluída. Informações futuras sobre este tema serão comunicadas a depender do progresso das negociações", diz a nota divulgada nesta segunda-feira (6).

A BYD, que já possui duas fábricas em Campinas (SP) e uma em Manaus (AM), pretende expandir sua produção para os segmentos de automóveis de passeio e caminhões.

Ano passado, a montadora chinesa fechou um acordo de intenções com o Governo da Bahia com investimento previsto em R$ 3 bihões para a construção de três fábricas no estado. As unidades irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato, de acordo com o protocolo de intenções assinado no final de outubro de 2022.

Conforme o cronograma divulgado pelo Governo da Bahia à época, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.


Tópicos: