Aeroporto industrial: Novo negócio favorece empresas que importam matéria-prima

Na nova opção do único aeroporto industrial do país, gestão de estoque passa a ser responsabilidade da própria empresa.

O primeiro e único aeroporto industrial do país, o Hub Logístico Intermodal do BH Airport adota a partir de março a oferta de dois modelos de negócio personalizados, otimizados e flexíveis. As novas modalidades foram apresentadas como um passo rumo à consolidação do terminal internacional mineiro.

A evolução no formato de negociação favorece perfis empresariais que movimentam matérias-primas importadas, enquadradas no modelo de Estoque Avançado, que utilizam processos de segurança, tecnologia e operação de uma área industrial sem anuência da Receita Federal do Brasil. Com a nova opção, a gestão de estoque passa a ser responsabilidade da própria empresa, que continua contando com a estrutura e serviços do terminal de cargas do BH Airport como entreposto aduaneiro comum (armazenamento de cargas e liberação parcial, de acordo com a necessidade).

Já formato de Entreposto Aduaneiro Industrial segue ativo e atendendo empresas focadas em exportação, mantendo a adequação de processos de um recinto alfandegado e os benefícios de isenção tributária. Neste modelo, a gestão de estoque continua sendo operacionalizada pela equipe do BH Airport, e os processos de segurança, tecnologia e operação seguem os padrões da Receita Federal do Brasil.

"A evolução do modelo do Aeroporto Industrial tem como objetivo trazer maior densidade industrial para o vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, alavancando seu crescimento em mais uma iniciativa pioneira e evidenciando o BH Airport na dianteira do ecossistema do comércio exterior do Estado de Minas Gerais, que ainda conecta a indústria a soluções eficientes por céu, terra e mar", avalia Marcelo Farias, gestor do Hub Logístico Multimodal do BH Airport local com 11 posições de pátio para estacionamento de aeronaves cargueiras e que tem capacidade de 70 mil toneladas de cargas por ano.


Continua depois da publicidade


"Aliando a eficiência operacional de nosso Hub Logístico Multimodal, com a performance da equipe, a indústria 4.0 e a inovação tecnológica, o BH Airport investe em parcerias logísticas e soluções eficientes para os clientes, movimentando a economia com perfil sustentável e viés inovador, diferenciando-se na esfera do desenvolvimento aeroportuário nacional", acrescenta.

Intermodal 2023

Mais de R$ 30 milhões já foram investidos na infraestrutura do Hub Logístico Multimodal, com foco no fortalecimento e na consolidação da indústria dentro do sítio aeroportuário. A abertura de novas rotas internacionais, com voos de passageiros e cargueiros, além da consolidação das soluções para o modal marítimo, também são iniciativas relevantes para fortalecer o papel do aeroporto como centro de recebimento, armazenagem e distribuição de cargas usando soluções multimodais.