Produção da indústria automotiva só deve voltar ao "normal" em 2025

Estudo prevê que produção de veículos ainda deve levar um tempo para voltar ao patamar de antes da pandemia de Covid.

A indústria automotiva mundial só vai retornar ao nível de produção que tinha antes da pandemia de Covid-19 em 2025, indica um estudo da Roland Berger e da Lazard.

Os resultados do levantamento foram compartilhados pelo portal Comunique-se e estão atrelados a uma situação de cenário mais otimista. 

De acordo com  análise, a entrega de veículos novos, apesar de estar em trajetória ascendente, deve chegar em 2023 a 84,9 unidades, se considerada uma recuperação "moderada" a curto prazo. Em 2018, 94,2 milhões de novos veóculos entregues. 

“Na perspectiva de uma recessão global, no entanto, estes níveis podem ser retomados só daqui a alguns anos, mas não antes da próxima década, no mais restritivos dos cenários”, diz o documento.

Montadoras

A análise, de acordo com o portal, tem como referência balanços de um conjunto de montadoras com receita anual entre 0,5 e 10 bilhões de euros. Entre elas, estão as gigantes Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, GM, Ford, Toyota e Hyundai. Também são levados em conta números financeiros de empresas importantes ao setor, como autopeças, transporte marítimo e semicondutores.

O estudo sugere que 2023 seguirá sob o impacto de demanda reduzida e deterioração das margens em função da elevação dos custos com matérias-primas, energia e semicondutores, elevados no período de pandemia e que também sentiram os efeitos da guerra na Ucrânia.

Outro fator que pode pesar na recuperação da indústria automotiva é diminuição da oferta de mão de obra especializada, que, após as demissões feitas do início da pandemia, não está sendo reposta e enfrenta dificuldades em um cenário sem qualificação necessária à produção de carros elétricos - que exigem maior grau de tecnologia embarcada.


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos