GM anuncia investimento de US$ 650 milhões em mina de lítio nos EUA

Aporte irá ajudar a montadora a suportar a produção de até 1 milhão de veículos elétricos por ano.

A General Motors anunciou o investimento de US$ 650 milhões na maior fonte de lítio nos Estados Unidos e a terceira maior do mundo. De acordo com nota divulgada pela montadora, a Lithium Americas estima que o lítio extraído e processado do projeto pode suportar a produção de até 1 milhão de veículos elétricos por ano.

O carbonato de lítio de Thacker Pass será usado nas células de bateria Ultium proprietárias da GM. O lítio é um material essencial em baterias de íon-lítio e resiste bem a carregamentos e descarregamentos repetidos (incluindo a ativação de carregamento rápido), oferece maior densidade de energia e oferece mais capacidade utilizável do que outros tipos de bateria.

A GM está lançando um amplo portfólio de caminhões, SUVs, veículos de luxo e veículos comerciais leves usando a plataforma Ultium, incluindo GMC HUMMER EV Pickup e SUV, GMC Sierra EV, Cadillac LYRIQ, Cadillac CELESTIQ, Chevrolet Silverado EV, Chevrolet Blazer EV, Chevrolet Equinox EV, BrightDrop Zevo 400 e BrightDrop Zevo 600.

“A GM garantiu todo o material de bateria de que precisamos para construir mais de 1 milhão de veículos elétricos anualmente na América do Norte em 2025 e nossa produção futura será cada vez mais extraída de recursos domésticos, como o local em Nevada que estamos desenvolvendo com a Lithium Americas”, disse o presidente da GM e CEO Mary Barra. “O fornecimento direto de matérias-primas críticas de EV e componentes de fornecedores na América do Norte e países com acordos de livre comércio ajuda a tornar nossa cadeia de suprimentos mais segura, nos ajuda a gerenciar custos de células e cria empregos”.

O investimento da GM será dividido em duas parcelas. Os fundos da primeira parcela serão mantidos sob custódia até que certas condições sejam atendidas, incluindo o resultado da decisão do Registro de Decisão atualmente pendente no Tribunal Distrital dos EUA. Se essas condições forem atendidas, os fundos serão liberados e a GM se tornará acionista da Lithium Americas. Espera-se que a liberação do depósito ocorra o mais tardar no final de 2023.


Continua depois da publicidade


Espera-se que a segunda parcela de investimento seja feita nos negócios de lítio com foco nos EUA da Lithium Americas após a separação de seus negócios nos EUA e na Argentina e depende de condições semelhantes, incluindo Lithium Americas garantindo capital suficiente para financiar os gastos de desenvolvimento para apoiar Thacker Pass.

“O acordo com a GM é um marco importante na movimentação de Thacker Pass em direção à produção, ao mesmo tempo em que estabelece uma base para a separação de nossos negócios nos EUA e na Argentina”, disse o presidente e CEO da Lithium Americas, Jonathan Evans. “Esta relação reforça nosso compromisso de desenvolver uma cadeia de fornecimento doméstica sustentável de lítio para veículos elétricos”.

Já a produção em Thacker Pass está projetada para começar no segundo semestre de 2026. Em conexão com o fechamento da primeira parcela de investimento, a GM receberá acesso exclusivo à produção da Fase 1 por meio de um contrato de fornecimento vinculativo e tem o direito de primeira oferta na Fase 2 Produção. A Lithium Americas espera que Thacker Pass crie 1.000 empregos em construção e 500 em operações.