Ação de prospecção amplia faturamento de empresas

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - 13/11/07

Uma ação de prospecção de mercado, realizada de maio a setembro deste ano, para empresas do setor metalmecânico do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, começa a dar resultados. Onze empreendimentos já expediram nove orçamentos e comemoram o fechamento dos primeiros negócios com novos clientes. As empresas integram o grupo Valemetalsinos (composto por 30 estabelecimentos), participante do Pólo Metalmecânico do Vale dos Sinos, projeto impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros.

Para a prospecção de mercado, o Sebrae/RS e as 11 empresas envolvidas com a ação investiram R$ 7,9 mil e 147 horas de trabalho. Os estabelecimentos de Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Estância Velha oferecem serviços e produtos nas áreas de usinagem, desenvolvimento de máquinas e equipamentos, portas rápidas, pintura eletrostática, automação e instalação e manutenção de sistemas de fluídos.

De acordo com o gestor do pólo pelo Sebrae/RS, Alexandre Zigunovas Jr., a perspectiva é de que a busca por clientes resulte em um aumento de R$ 240 mil em faturamento para as 11 empresas. “A prospecção é sempre uma aproximação com o mercado, uma maneira de estabelecer contato com os clientes e abrir possibilidades de negócios”, destaca Zigunovas.

Nos cinco meses de trabalho, o grupo visitou grandes empreendimentos das cidades gaúchas de Gravataí, Canoas, Ivoti, Marau, Erechim, Pelotas e Rio Grande, sendo realizadas reuniões com empresas do porte de Refinaria Ipiranga, Mundial S/A, Perdigão, John Deere, Leal Santos Pescado e Innova. No total, foram contatadas 110 empresas e efetuadas 24 visitas.

Uma das últimas missões ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, em Pelotas e Rio Grande. Os empresários estiveram nas duas localidades, interessados em aproveitar os bons ventos proporcionados pela construção da plataforma oceânica de exploração de petróleo e gás da Petrobras P53 e de um dique seco, no qual plataformas e cascos poderão ser montados e reformados.

As operações estão transformando Rio Grande em um importante pólo naval do Brasil. Além do contato com eventuais clientes, as missões técnicas também estimularam a integração com empresas do setor metalmecânico de outras regiões do Estado.

O Pólo Metalmecânico do Vale dos Sinos, em atuação desde 2003, tem o objetivo de elevar a competitividade das empresas por meio da redução de custos e da melhoria da qualidade, dos processos, de produtos e de serviços, focando sempre na ampliação de mercados. Entre os principais parceiros, estão o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal), o Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão (Cetempo), o Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Sindicato da Indústria da Borracha do Rio Grande do Sul (Sinborsul).