Stellantis anuncia parceria com a Archer para fabricar “carro voador”

A Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência de manufatura avançada, pessoal experiente e capital para permitir a fabricação das aeronaves.

A Midnight, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, será fabricada em parceria com a Stellantis. De acordo com a montadora, as empresas vão trabalhar para erguer a recém-anunciada instalação de fabricação da Archer em Covington, Geórgia, na qual planejam começar a fabricar a aeronave Midnight em 2024.

Projetada para ser segura, sustentável, silenciosa e, com carga prevista de mais de 1 mil libras (454 kg), a Midnight poderá transportar quatro passageiros e um piloto. Com um alcance de 100 milhas (161 km), a aeronave foi otimizada para viagens ida e volta de curta distância, cerca de 20 milhas (32 km), com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

Essa parceria única no setor de mobilidade aérea urbana, segundo a gigante, aproveitará os respectivos pontos fortes e competências de cada empresa para levar a aeronave Midnight ao mercado. A Archer traz sua equipe de eVTOL de classe mundial, trem de força elétrico e especialistas em certificação, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência de manufatura avançada, pessoal experiente e capital para a parceria. 

O objetivo é que a Stellantis produza em massa a aeronave eVTOL da Archer como fabricante contratada exclusiva. Além disso, a empresa fornecerá até R$ 800 milhões em capital social para possível saque da Archer a seu critério em 2023 e 2024, sujeito ao alcance de determinados marcos de negócios que a Archer espera ocorrer em 2023.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado por sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”.


Continua depois da publicidade


“O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso de recursos significantes para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “As duas empresas estão dando passos importantes juntas para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano”.