Solução da Dassault torna fabricação de embalagens mais sustentável

Plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, tem recursos para designs de embalagens mais sustentáveis e eficientes

Com as mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais cada vez mais presentes na rotina global, indústrias dos mais diversos segmentos estão enfrentando uma série de novos desafios em busca da sustentabilidade de seus negócios. Para as empresas dos setores de bens de consumo embalados (CPG) e de varejo, essa realidade tem gerado a necessidade de ir além do desenvolvimento de novos produtos, buscando também por soluções que ajudem a trazer embalagens que repensem pontos como o uso de plástico e a usabilidade das peças, maximizando as experiências dos clientes do mundo atual. 

Para responder a esses desafios, a plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, oferece recursos dedicados a ajudar as empresas a criarem designs de embalagens mais sustentáveis e eficientes. Por meio das aplicações de gêmeos virtuais (virtual twins, em inglês), equipes de diferentes áreas dentro de uma mesma empresa podem simular e testar novas embalagens antes da produção, reduzindo as despesas com prototipação e validação no mundo real.  

Simular processos com gêmeos virtuais

Esses gêmeos virtuais funcionam como réplicas virtuais totalmente preparadas para simular todos os processos e características específicas do projeto, desde a concepção do design até a uso e descarte dos clientes. De forma prática, um gêmeo virtual é uma representação computadorizada e em tempo real de um produto, processo ou sistema, que pode ser tão simples quanto uma garrafa plástica ou tão complexo quanto uma cidade inteira.  

Hoje, empresas dos mais diversos segmentos já estão utilizando essas soluções de simulação e modelo tridimensional. Os exemplos vão desde a concepção de novas embalagens plásticas, como é o caso da RETAL, um dos maiores fabricantes de pré-formados PET da Europa e Ásia Central. Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, a empresa tem conseguido encontrar soluções para criar rapidamente alternativas diferentes para os clientes em diferentes regiões do planeta, encontrando e avaliando diferentes materiais, formatos e sistemas de produção em um ambiente digital, antes mesmo de qualquer prototipagem física. 


Continua depois da publicidade


Outros mercados também são impactados pela adoção de ferramentas digitais, utilizando recursos de gêmeos virtuais e de gestão digital de projetos da ideação do produto até a logística para a entrega aos clientes.

A Família Torres, tradicional vinícola espanhola com mais de 150 anos de história, por exemplo, tem utilizado as soluções da Dassault Systèmes para conduzir suas atividades de desenvolvimento de produtos, incluindo aprovação de artes, layouts de caixas e designs de etiquetas. Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, a companhia pode avançar em sua abordagem de ‘Melhoria Contínua’, inclusive do ponto de vista da sustentabilidade, ajudando a fornecer insights para reduzir a pegada de carbono de suas embalagens e ao ajudar a otimizar, entre outros pontos, as configurações logísticas de transporte para galpões, distribuidoras e clientes. 

 3DEXPERIENCE e sustentabilidade

Ao reunir tecnologias como análise de dados avançada, Inteligência Artificial, modelagem 3D e recursos de visualização em tempo real, as ferramentas da plataforma 3DEXPERIENCE permitem identificar a potencial aplicabilidade do projeto e, além disso, rastrear a pegada de carbono das operações e processos, mostrando em detalhes quanto plástico tem sido usado, quanto de energia e água é consumida e, ainda, quais são as características logísticas, de descarte e de reutilização necessárias para mitigar possíveis impactos para as novas gerações.  

Esses modelos baseados em software podem ajudar a avaliar, também, diferentes composições a serem utilizadas na produção das embalagens ou recipientes. Isso significa a chance de avaliar novas matérias-primas, caminhos para reduzir o uso de plástico, inserir insumos reciclados ou biodegradáveis de forma prática e para maximizar a eficiência e reduzir emissões de carbono. 

A solução em Nuvem Perfect Package da Dassault Systèmes pode agilizar o processo para a empresa repensar e reinventar o design de embalagens usando ferramentas virtuais de design e simulação. Muitas empresas de CPG se beneficiaram dessa mentalidade colaborativa, ecologicamente correta e lucrativa para otimizar a experiência oferecida aos clientes. 

As soluções em Nuvem da Dassault Systèmes são ferramentas para modelar, simular e testar o desempenho das embalagens no mundo digital. Com a plataforma 3DEXPERIENCE, as empresas são capazes de adotar estratégias soluções ecologicamente corretas e, com isso, manter suas responsabilidades corporativas e sociais ao mesmo tempo que buscam aumentar a taxa de clientes recorrentes. À medida que os consumidores se tornam cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, os líderes do setor continuarão a priorizar este tema, conservando os recursos naturais e protegendo nosso planeta para as gerações futuras.

Para obter mais informações, visite o site

Imagem de capa: Depositphotos

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM