Nakata expande para dobrar capacidade de produção até 2024

Com novos investimentos, a nova planta da Nakata antecipa expansão da capacidade produtiva de amortecedores

Há pouco mais de ano da inauguração da nova planta de amortecedores no Complexo Nakata, em Extrema (Minas Gerais), onde também fica o centro de distribuição, a empresa que completa 70 anos se prepara para um novo salto entre 2023 e 2024, dobrando a capacidade de produção atual.

Com novos investimentos, a nova planta da Nakata, fabricante de autopeças e líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, antecipa a expansão da capacidade produtiva da linha de amortecedores para atender a crescente demanda. Esta ampliação da capacidade de produção de amortecedores estava prevista, inicialmente, para 2025, mas, segundo o gerente da fábrica, Carlos Moura, este ano que a fábrica completou o primeiro ciclo de operação foi o período de ajustes, finalizado em abril e, depois, seguiu em bom ritmo, inclusive muito superior ao da antiga unidade de Diadema-SP.

"Estamos rodando plenamente, com qualidade e eficiência. O novo modelo de negócio que reúne fábrica e centro logístico também garantiu agilidade e redução de custos, tornando toda a operação mais competitiva para poder reunir qualidade e vantagens no mercado", explica.

Aumento da demanda

Segundo Moura, a nova planta trouxe outra perspectiva que foi percebida pelos clientes que se beneficiam de todas as condições, tornando a marca ainda mais forte e referência em qualidade e custo-benefício.

Com o aumento da demanda, foi necessário antecipar a expansão da produção em um ano. Para isso, estão sendo adquiridos novos equipamentos importados, bem como está prevista a contratação de novos profissionais ao longo dos próximos dois anos.  

Controlada pela Fras-le desde 2020, a Nakata conta com Centro de Pesquisa e Desenvolvimento - CTR Randon que, juntamente, com a área de engenharia da fábrica desenvolve novos projetos, além de introduzir equipamentos modernos, tudo para garantir eficiência e alto padrão de qualidade, com rigorosos testes de produtos e matérias-primas.


Continua depois da publicidade


Moura afirma que o trabalho de evolução é contínuo seja na linha de produção, assim como no desenvolvimento de novas tecnologias para aplicar aos produtos. "A nova planta está estruturada para suportar o constante avanço tecnológico e aumento de capacidade de produção", destaca o executivo que faz questão de demonstrar a satisfação de poder fazer parte deste momento histórico da Nakata que chega renovada aos 70 anos para seguir em frente ainda mais fortes.

Saiba mais